Garanhuns, 27 de março de 2004
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
GERAL
 

Educação de São João investe em Capacitação

Cerca de 55 professores pertencentes a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de São João participaram, recentemente, de um curso sobre a "Filosofia do Programa" que aborda o relacionamento interpessoal. A capacitação foi monitorada pela DAC Assessoria, e de acordo com a secretária Municipal de Educação, professora Joselma Assis, posteriormente será oferecida a todos os funcionários da Secretaria.

Mas o trabalho de capacitação em São João é continuo e não pára por aí. No mês passados, além dos cursos, cerca de 200 professores da rede municipal participaram de encontro pedagógicos visando estabelecer diretrizes para o ano de 2004, cujo volta às aulas aconteceu no início desse mês.

A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de São João tem hoje em sala de aula mais de seis mil alunos distribuídos em 42 escolas na zona rural e urbana do município, e oferece um nível elevado de Educação Infantil, considerada uma referencia na região, além de educação de jovens e adultos, ensino fundamental e médio, e por fim a educação especial.

Mulher - Esta semana a Secretaria de Ação Social de São João promoveu uma grande homenagem a Mulher do município, comemorada com o Dia Internacional da Mulher. Dentro da programação, a advogada Verônica Rocha, representante da OAB Garanhuns, proferiu uma palestra sobre a "Violência da Mulher", enfatizando várias situações, exibidas através de um vídeo documentário. Além disso, a profissional destacou os direitos das mulheres segundo o Código Civil.

Outro aspecto evidenciado durante a homenagem foi a saúde da mulher, destacada através da diretora de Saúde do município, Drª Severina Farias. Na ocasião, a diretora explicou todo trabalho voltado para mulher desenvolvido pela Secretaria de Saúde João, desde o nascimento até a terceira idade. A Saúde de São João é a única na região que tem o sistema Pleno, sendo considerada uma referencia em toda região, com uma cobertura de 100% do Programa de Saúde da Família.

A secretária de Educação de São João, professora Joselma Assis, foi a terceira palestrante do encontro. Ela falou sobre da importância da mulher na política atual, que segundo ela cada vez mais tem sido evidente em todo mundo. A secretária foi seguida pela professora Adelma Elias, diretora da Escola João de Assis Moreno, que destacou o papel da mulher na educação.

O ponto alto da homenagem a mulher de São João foi o discurso do prefeito Antônio de Pádua, que entre outras coisas parabenizou todas as mulheres do município e enalteceu a superioridade da mulher em todas as atividades. "Deveríamos falar sobre mulheres todos os dias, até porque quem tem a capacidade de gerar outra vida, já é algo espetacular. As mulheres estão reasegurando seu espaço desde o século 19, a assim a cada dia evoluindo, é isso é muito bom. Sua participação é fundamental em todas as áreas, pois sua superioridade e percepção são naturais", afirmou o prefeito.

O evento, que aconteceu no salão paroquial, teve ainda a participação da Juíza de Direito da Comarca de São João, Helenita Ramos, presidentes de comunidades rurais e urbanas, representantes de classes e funcionárias municipais. Para encerrar o festejo, a ex vereadora Julieta Miguel apresentou uma mensagem. Logo depois, as coordenadoras da homenagem, Santina Izabel e Joselma Calado, fizeram a entrega de bouquet de rosas as participantes, que também puderam degustar de um coquetel.