Garanhuns, 27 de março de 2004
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

CORREIO CULTURAL

Carlos Janduy


Lançamento

No dia 11 deste mês aconteceu o lançamento do livro Casulo da Alma, de César Monteiro. Um grande número de pessoas compareceu ao Salão do SESC, para prestigiar o poeta. Durante a solenidade, aconteceram apresentações musicais, performance de dança, um recital com poesias de César Monteiro, comandado pelo declamador Cícero Cardoso, e os pronunciamentos de Graça Carneiro, Gerente do SESC local; o poeta e compositor João Marques, Presidente da Academia de Letras de Garanhuns; o Prof. Eliel Duarte, Coordenador da Sociedade dos Poetas Vivos João Cabral de Melo Neto; Vereador Sivaldo Albino, Presidente da Câmara de Vereadores de Garanhuns, e o autor do livro, que falou emocionado, sobre a longa caminhada até chegar à publicação de Casulo da Alma, seu primeiro livro.

Transcrevo a seguir, trechos da orelha do livro e do prefácio, escritos, respectivamente, pelo poeta Eduardo Miranda e o Prof. Eliel Duarte:

"O poeta César Monteiro, nascido em Brejão, essa Canaã do agreste (o que por si só já é um privilégio) extraiu da sua atribulada existência, permeada por dramas e tragédias, o fruto mais puro e doce, a poesia na sua forma densa e embasada, que veio, definitiva, cumprir seu papel de expulsar a infelicidade do coração dos homens, de nutrir a chama acesa das emoções mais elevadas e eternas".

"A forma simples com que expõe os seus sentimentos e as suas idéias, nos dá a certeza, de que o poeta César Monteiro terá um futuro promissor no campo literário.

Nós que fazemos a Sociedade dos Poetas Vivos João Cabral de Melo Neto, estamos orgulhosos e contemplados com o seu sucesso, com a sua felicidade. Esperamos que o leitor veja este livro a partir da coragem, da persistência, da auto-realização, e, sobretudo, da referência e do incentivo que ele representa para os novos escritores.


Jesus Alegria dos Homens

A Paixão de Cristo do Alto do Magano, fará mais uma vez uma exibição especial para crianças e jovens. Este ano será na segunda-feira, dia 05 de abril, às 18 horas. Para atender a esse público alvo, a diretoria do espetáculo está fazendo uma parceria com colégios da cidade, em que são oferecidas condições especiais, para que os alunos possam assistir a um dos maiores e mais belos espetáculos ao ar livre de Pernambuco. Com um ingresso (de valor simbólico), estará incluída a passagem do ônibus exclusivo, que fará o percurso ESCOLA-ESPETÁCULO-ESCOLA.

Assim como o ano passado, certamente alguns professores estarão solicitando dos seus alunos, trabalhos a respeito da peça, que narra a maior lição de amor de todos os tempos.

Telefone para entrar em contato com a diretoria do espetáculo: (0**87) 3761-3324 (Mídia 3 - Comunicação e Marketing).


Centro Cultural

O Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti está completando hoje, 33 anos de existência. Para comemorar a data, o Departamento de Cultura, que tem à frente Waldéria Santana, elaborou uma programação musical, que aconteceu no último dia 24. A Banda do 71 BI, sob o comando do maestro Ten. Dermerval, e o Coral da Terceira Idade do SESC Garanhuns, sob a regência de Patrícia van der Linden, fizeram belíssimas apresentações. Segundo o competente radialista Luciano Andrade, que apresentou o evento, o projeto de transformar a antiga estação de trem em um Centro Cultural, foi proposto pelo então Vereador Oswaldo Ferreira, tendo o Prefeito Luís Souto Dourado abraçado a idéia e sancionado o projeto.


Julierme comanda mais uma vez a Paixão de Palmeira dos Índios

Devido ao grande sucesso da primeira edição do espetáculo da Paixão de Cristo, em Palmeira dos Índios, intitulada de "Jesus, Rei dos Judeus", ocorrido o ano passado no alto da serra do Cristo do Goiti, a 850m acima do nível do mar, onde mais de 21.000 pessoas prestigiaram o evento nos três dias de apresentação, o prefeito do município alagoano, Albérico Cordeiro e a equipe da produção, tendo à frente Melina Vasconcelos, convidaram mais uma vez o teatrólogo garanhuense Julierme Galindo, para comandar o segundo ano de temporada do espetáculo.

Julierme, que já fez parte do espetáculo "Jesus Alegria dos Homens", por dez anos consecutivos, chegando a interpretar personagens como João Batista e o Apóstolo Judas Tadeu, conta que recebeu a notícia com entusiasmo. "É muito estimulante trabalhar com um poder executivo que acredita e investe na cultura. No ano passado a área de atuação estava um pouco reduzida em detrimento de uma melhor acomodação do público. Para este ano, estão sendo projetados, além de aterro no terreno da encenação, para melhor aproveitamento do espaço cênico e alocação da platéia, o espetáculo receberá melhorias na iluminação e o som será um dos melhores do estado, o elenco dobrará de 100 para 200 atores, os cenários sofrerão um retoque especial, os efeitos pirotécnicos serão reforçados e a grande novidade será a instalação de uma arquibancada para aproximadamente 1000 espectadores", comenta o teatrólogo.
Com uma produção desse porte, Julierme Galindo, diretor geral do espetáculo, conta com uma grande equipe: Éverton Fernandes (de Garanhuns), auxiliar da direção e iluminador; Melina Vasconcelos, coordenadora do evento; Naide, responsável pela confecção dos figurinos; Rossiele Gomes, artista plástico; Jadson Leite, programador visual e o apoio efetivo do governo municipal, nas pessoas do prefeito Albérico Cordeiro, Cel. Carlos Egina, Secretário de Finanças, Rolemberg Tenório, Secretário de Transportes, e Francis, arquiteta.

"Este ano manteremos a mesma proposta do ano passado em relação aos atores que representarão os papéis de Maria e Jesus: uma Negra e um Índio. Esta é uma característica que queremos continuar adotando para o espetáculo, já que esses dois elementos étnicos estão fortemente presentes na cultura daquela região", finaliza Julierme.


Neander

A banda garanhuense Neander está completando cinco anos de existência, e para marcar a meia década de estrada, entrou em estúdio, para preparar o seu primeiro CD, intitulado A Impossível Linha do Universo, com músicas e arranjos próprios e que devem dar a esse disco uma certa unidade, já que a proposta está sendo comungada por todos componentes do grupo.

Segundo Romário, o baterista da banda, esse trabalho fonográfico vai dar novos ares à Neander, que já está há muito tempo desenvolvendo o seu trabalho e precisa, portanto, alçar novos vôos.

O show de lançamento do CD deverá acontecer ainda neste semestre.