Garanhuns, 27 de março de 2004
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

COLUNA DE ULISSES

Ulisses Pinto


ADOLFO LOPES - Ouvimos pela Rádio Jornal (dia 24 deste), sua falação em ser um dos candidatos a prefeito por nossa Garanhuns.

O caro amigo Adolfo Lopes (irmão da querida e bela Kitty Lopes), demonstrou ser hábil nas suas palavras, sincero nas suas demonstrações de pleno conhecimento sobre a "problemática" de um município, com seus problemas. Foi assim, como encarou seu nome entre outros, para dirigir Garanhuns, alegando que brevemente apresentará seu plano de governo.

Foi de muita ética, não atacando ninguém. No momento, apesar do favoritismo do Dr. Bartolomeu, ninguém poderá dizer quem vai ocupar o Palácio Celso Galvão.


GIVALDO CALADO - É outro nome preparado e com méritos de ser um bom candidato pelo seu partido, o PPS assim como é o Adolfo que pertence ao PV.

Já dissemos há dias passados, no outro jornal, que éramos "macaco velho" em política, depois de ouvir o médico Silvino Duarte, prefeito local, por uma emissora, escrevemos que Givaldo Calado não teria o apoio do mandatário maior desta terra "de colinas verdejantes" (consta dos hinos do "santa sofia" e do "71º BI Mtz"). Agora, com o anúncio do presidente do PMDB de Garanhuns, José Hilton Paixão de Melo, não há mais dúvidas. O candidato desse partido, será mesmo o de Luis Carlos de Oliveira (PMDB), com os beneplácitos de Silvino Duarte.

Por outro lado, ontem, através de um telefonema de um político local, o qual é possuidor do título de cidadania de Garanhuns, que Givaldo, com raiva de Silvino, breve poderá ficar no grupo de Izaías Régis e do deputado federal Armando Monteiro apoiando Bartolomeu Quidute. Givaldo, pode ser o vice de "Bartó" ou mesmo sair como candidato a reeleição de vereador. Como se observa, a suceessão cada vez mais embolada. Se isso acontecer, como ficará o presidente do Partido Popular, Marcel Nogueira, que já disse que apóia Givaldo por ter segundo ele, obtido o primeiro lugar em duas pesquisas (grupo político de Silvino). Seu protegido, deputado Ricardo Fiúza, não dará apoio de forma alguma a um candidato a prefeito pelo PTB.


PT/ALEXANDRE - Continua na dele, o promotor Alexandre Bezerra, prefeiturável pelo PT local. É forte ncandidato, não há dúvidas.


MÁRCIO-GEDÉCIO - Após as pesquisas entre eles (PDT de Brizola) no mês vindouro. Gedécio Barros, vereador e Márcio Quirino, atual vice-prefeito, se saberá qual dos dois será o candidato dessa agremiação ao grande Palácio Celso Galvão. É outra na marcha sucessória.


HOMENAGEM - Este colunista quando circular mais uma número deste jornal, terá em suas mãos o "Diploma da Ordem do Mérito Jornalista José Marques de Mello", graças ao escritor e jornalista Carlos Cavalcante, presidente do Centro de Estudos da Imprensa e da Cidadania (Recife), por ocasião do "2º Congresso Nordestino de Comunicação Empresarial, Relações Públicas, Assessoria de Imprensa e Publicidade", que acontece na Unicap (Recife) nos dias 25, 26 e 27 deste.

Do interior de Pernambuco, apenas o autor desta coluna do meio, é agraciado.

Pelo "Clube de Mães Flores de Maio", dirigido pela senhora Maria Natália Catão Ferreira (Marilí), na noite do dia 12 deste, recebemos o "troféu Personalidade 21 anos" numa bonita festa onde receberam também a homenagem Kitty Lopes, o deputado Izaías Régis, o padre Emerson, além de outras pessoas.

Na ocasião, fizemos entrega de um quadro muito nbonito, a dois vidros, onde descrevemos a nossa passagem em duas ocasiões (a 1ª como empregado do nosso saudoso tio José Peixoto Pinto (chabo), dono de uma mercearia e a segunda, como servidor gerente do Correio daquela "terra das palmeiras".

As ilustradas pessoas acima usaram da palavra.

Aproveitando a ocasião, enviamos de público, o nosso agradecimento ao amigo deputado Izaías Régis que mandou o Ulisses de volta à Garanhuns, em companhia do parente Antônio Carlos Souto Roberto Ivo, ambos assessores do parlamentar que tem batalhado pelo nosso Agreste. Inclusive nossa terra, através de requerimentos e projetos.


CÂMARA LOCAL - Datado de 21 do corrente, mandamos carta ao presidente da Câmara de Garanhuns e aos demais vereadores, pedindo o seguinte:

1 - Que o projeto de resolução desse poder que cria a "Medalha Jornalista Ulisses Pinto", entre em vigor depois do nosso falecimento e não como consta. Atualmente, a proposta assinada pelos 15 vereadores, conforme informou Augusto Acioly, o seu autor, está numa comissão para o devido Parecer.

2 - "Aceitaria também de bom grado, o meu nome ser substituído por outro jornalista ou radialista", nascido nesta terra como Fernando Castelão (amigo de infância), Carmem Peixoto, José Rodrigues, João Marques da Silva Rêgo, jornalista e autor do livro "Os Aldeões de Garanhuns", que mora em Fortaleza, no Ceará.

3 - Afirmamos na tal carta que ficará nos anais da Câmara, que Jaime Luna, Uzzae Canuto, Dario Rêgo, pai de Alberto Rego, Alicinha Souto Dourado, Ibernon Wanderley, "merecem a homenagem", além de outras figuras que lutaram pela nossa Garanhuns, já no outro mundo espiritual.

Finalizando, disse-nos "por princípio ético, confio que o vereador Augusto seja o autor" de uma resolução conforme o caso.