Garanhuns, 13 de março de 2004
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
OPINIÃO
 

Como ganhar as eleições?

Marcelo Jorge


A cada dia o Mercado vem descobrindo que o investimento na pesquisa, no planejamento e na comunicação integrada tornou-se imprescindível para o sucesso dos mais diversos empreendimentos. E na política, cada dia mais tática e competitiva, essas ações de Marketing não poderiam (e jamais deveriam) ser amadoras. Afinal, no país marcado por tantas diferenças, a inteligência do eleitor, que atualmente tem acesso a tantos meios de comunicação é potencialmente o target (alvo) que não pode ser subestimada por quem anseia um mandato eletivo.

Representando a Free Idéia & Comunicação, nossa Agência de Publicidade e Propaganda estivemos no Seminário de Marketing Político "Como ganhar as eleições", no último final de semana na aprazível Cidade de João Pessoa, capital paraibana. Logo após o evento, em contato com nossa cliente e amiga, professora Maria Almeida, mulher de visão apurada em diversas áreas inclusive nas ações de marketing tão bem utilizadas no seu Colégio Joana D'Arc, me vi incentivado a tornar público alguns detalhes do seminário e claro, com a condescendência do ilustre jornalista Roberto Almeida, me atrevo redigir para o Correio Sete Colinas um pouco do que vimos e sentimos naquele importante evento promovido pela Associação Brasileira dos Consultores Políticos ABCOP e que trouxe ao Nordeste quatro das maiores autoridades no assunto no Brasil: Gaudêncio Torquato (Professor da USP e autor de diversos livros), Carlos Manhanelli (Fundador da ABCOP, "marqueteiro" do FHC em muitas campanhas), Rubens Figueredo (Cientista Político, especialista em pesquisas) e Cacá Moreno (publicitário mineiro, responsável pelas campanhas majoritárias de Aécio Neves, Itamar Franco, entre outros) .

O conhecido Hotel Tambaú recebeu centenas de profissionais da imprensa, da publicidade e da política de várias partes do Nordeste, que tiveram o privilégio de rever conceitos e conhecer as técnicas mais modernas de pesquisa, persuasão, gerenciamento estratégico, comunicação, administração e coordenação de campanhas políticas.

O que sentimos em todos aqueles profissionais que utilizaram a tribuna para as palestras foi o sentimento de preocupação com as eleições vindouras nos municípios brasileiros, a influência do discurso do governo do PT nessas eleições, o efeito WD Waldomiro Diniz nas ações futuras e na credibilidade desse governo e as dificuldades políticas para os pré-candidatos como a questão das alianças de partidos, ameaçada em muitas cidades , o enfraquecimento de legendas, a inviabilidade e quase impossibilidade da aliança PT/PMDB, o surgimento de novos líderes populares, a extinção gradativa dos grandes e caros "Showcomícios", o papel da imprensa na fiscalização das ações públicas, a utilização correta do rádio e TV na campanha e a influência das atuais oscilações do mercado financeiro na micro política.

A maioria dos sub-temas utilizados nas palestras trazia inúmeras dicas de movimentação do candidato desde o lançamento da campanha até o declínio, inevitável, porém planejado da mesma. Um dos tópicos de grande interesse foi a leitura correta de uma pesquisa política bem produzida e a necessidade fundamental da mesma durante toda a campanha.

Sem dúvidas, foi precioso todo o conteúdo do seminário que infelizmente não pode ser repassado na íntegra neste espaço, em virtude dos inúmeros tópicos abordados, mas sem dúvida já nos dá uma boa noção de orientação em nossas incursões ao inteligente e envolvente processo político eleitoral e seus bastidores de glórias, lutas, vitórias e fracassos, bem como a emoção de todos os envolvidos.

Quem esteve no Seminário de Marketing Político "Como ganhar as eleições" saiu de lá com o fortalecimento do conceito de que, na pior das hipóteses, sendo utilizado corretamente, o marketing ajudará o candidato a errar menos.


Marcelo Jorge é radialista e publicitário, diretor de Atendimento e Criação da Agência de Publicidade e Propaganda Free Idéia & Comunicação e assessor de Comunicação da Presidência da Câmara Municipal de Garanhuns.