Garanhuns, 13 de março de 2004
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
GERAL
 

Carnaval 40 graus de São João atrai 50 mil foliões

Mais uma vez o carnaval 40 graus de São João superou todas as expectativas de público, animação e tranqüilidade, se consolidando ainda mais como a melhor folia do momo do Agreste Meridional, que este ano atraiu mais de 50 mil foliões nos 5 dias de festa. Além da alegria e descontração que comandou o evento, mais um objetivo alcançado foi a geração de emprego e renda que teve um saldo positivo para todas as pessoas que trabalharam no evento, como barraqueiros, kombeiros, donos de bares e mercados, entre outros.

Outro setor que despontou e está sendo aquecido durante o carnaval em São João, é o setor imobiliário. Este ano aumentou a procura para o alugar casa para abrigar os turistas, como é o caso de Emanoel da Silva. Ele reside em Recife, e preferiu brincar o carnaval 40 graus em São João, junto com seus familiares. "Outro ano vim para São João e gostei muito. Este ano reuni meus familiares e alguns amigos e alugamos uma casa. Fugi da violência de Recife e Olinda, e achei a folia daqui simplesmente espetacular", define o turista.

O sucesso foi tanto, que mal terminou a festa e os foliões já estão planejando a folia do próximo ano, como o empresário Marcos Antônio, de Garanhuns. Ele conta que passava o carnaval em Olinda-PE, mais esse ano resolveu ficar por aí e festejar o período em São João, resultado: gostou tanto que decidiu se juntar com amigos e alugar uma casa no próximo ano. "Sinceramente, o carnaval de São João não perde em nada para o de Olinda. A festa foi maravilhosa, pois além das atrações musicais terem dado um show a parte, pude curti o evento na máxima tranqüilidade e economizei dinheiro", destacou o empresário.

O prefeito Antônio de Pádua (PSB) acompanhado de sua esposa Graça Maranhão Fernandes, toda sua equipe de Governo e sua bancada de vereadores participaram ativamente da festa, aproveitando todo o evento junto com os foliões, que embalados pelo frevo e maracatu brincaram até o dia amanhecer e aprovaram o sorteio de uma caixa de cerveja, cada 40 minutos. "Nos últimos 7 anos fomentamos o carnaval de São João. Este ano não investimos mais em decorrência dos estragos provocados pelas fortes chuvas. Mesmo assim o sucesso da festa foi maior do que esperávamos. Isso é muito gratificante, pois é o resultado do nosso trabalho", destaca o prefeito.

O chefe do Executivo ainda enfatiza que todo sucesso do carnaval não seria possível sem o desempenho das equipes do 9º Batalhão da Policia Militar de Garanhuns e destacamento local, as Delegacias Regional de Garanhuns e Delegacia de São João, Corpo de Bombeiro e vigilantes municipais. "O grande destaque da festa do momo em São João é a tranqüilidade. Por isso, agradeço ao trabalho dessas corporações que cumpriram suas funções, restabelecendo a ordem do evento", finaliza Antônio de Pádua.