Garanhuns, 07 de fevereiro de 2004
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

CORREIO POLÍTICO

Roberto Almeida


A ESCOLA DE IZAÍAS

O deputado Izaías Régis inaugurou esta semana o Centro de Artes Armando Monteiro, localizado na Avenida Rui Barbosa, em Heliópolis. Irá funcionar como uma escola de música e canto, gerando de imediato cerca de 30 empregos na cidade, além de proporcionar oportunidade a centenas de jovens que irão querer aprender alguma coisa na área artística.

Com esta iniciativa, apoiada pelo deputado federal Armando Monteiro, Izaías irá faturar politicamente, de olho na eleição de outubro deste ano. O parlamentar acredita que a Escola de Música e o Centro Profissionalizante do Senac, que será feito na Avenida Sátiro Ivo, até julho, serão capazes de garantir a vitória do seu grupo na disputa pela prefeitura.

Independente dos interesses político-eleitorais, há de se reconhecer que os centros de artes e o profissionalizante são duas grandes conquistas para Garanhuns.


AFRONTA

O ex-prefeito de São Bento do Una, Reginaldo Porfírio, não se mostra muito disposto a disputar a eleição deste ano, embora apareça bem nas pesquisas. Mas ele também não quer apoiar Paulo Afonso nem padre Aldo. Considera essas duas candidaturas uma "afronta" ao município.


NOVIDADE

O desejo de Reginaldo é que "surja um homem", natural de São Bento, para enfrentar Paulo Afonso e Pe. Aldo. Alguns setores imaginam que essa pessoa pode ser o advogado João Campos, atual secretário de Finanças em Lajedo, cidade bem administrada pelos Dourado. No caso de João topar a parada o ex-vereador Abdoral, do PTB, abre mão de sua pré-candidatura.


TAMANDARÉ

O ex-vereador Giovani com amor, do PPS de Givaldo Calado, abriu o bocão no Jornal Marano para criticar o prefeito Silvino Andrade por este ter passado quase todo o mês de janeiro na praia de Tamandaré, acompanhado de parte do secretariado. Segundo ele, enquanto o povo de Garanhuns passa fome o prefeito gasta dinheiro na praia.


TAMANDARÉ II

Silvino tirou férias em Tamandaré, mas ficou vindo em Garanhuns, para despachar coisas mais urgentes. Com essa precaução, não precisou passar o cargo para o vice Márcio Quirino, com quem está rompido politicamente.


FEIJOADA

A feijoada do PT, no Planeta Bola, para confirmar a pré-candidatura do promotor Alexandre Bezerra à prefeitura, foi considerada um sucesso. Mesmo realizada num local distante, num dia de muita chuva, a festa - regada a caldinho de feijão e cerveja - atraiu muita gente, inclusive praticamente toda a imprensa de Garanhuns. A militância petista na cidade ficou animada.


PRÉ-CANDIDATOS

Dos quatro pré-candidatos à prefeitura pela aliança comandada por Silvino Andrade, o vereador Givaldo Calado aparece na frente em todas as pesquisas realizadas no município. É confiando nisso que o líder do PPS espera ser apoiado pelo prefeito.


AUTORIDADE

O pré-candidato do PSDB à prefeitura de Garanhuns, Sivaldo Albino, não gostou de ver o ex-deputado Carlos Batata defendendo nas rádios e nos jornais o nome de Givaldo Calado, do PPS, como candidato a prefeito. Segundo o presidente da Câmara, falta autoridade ao ex-parlamentar para se meter na política local.


AMBULÂNCIA

O vereador Cacau, PTB, só vai sossegar quando ver o município com ambulância. Ele não se conforma que Lajedo, Capoeiras, Caetés, São João, Brejão, Jupi, Lagoa do Ouro e todas as cidades da região possuam veículos para transportar doentes, enquanto Garanhuns precisa de empréstimos das cidades vizinhas, na hora da necessidade.


AMBULÂNCIA II

O prefeito Silvino Andrade inaugurou esta semana o Centro de Controle Ambiental (Centro de Zoonoses) do município. Alguns veículos serão comprados para o transporte de animais. Cacau não se conforma: "antes de comprar veículos destinados aos bichos devia comprar ambulância", critica o vereador.


NOTA

O Jornal do Commercio transcreveu nota desta coluna informando que os possíveis candidatos do prefeito Antônio João Dourado (Lajedo) à sucessão municipal serão Dr. Rômulo Maia e Dr. Pedro Melo. Aliás a última edição do Correio, com entrevista do prefeito Antônio Dourado, não deu pra quem quis na cidade vizinha.


JARBAS E COMPESA

O Governo de Jarbas Vasconcelos tem uma ótima avaliação no Estado, ninguém duvida disso e está aí o Datafolha para provar. Agora, aqui em Garannhuns a situação continua complicada e se a eleição fosse hoje era capaz do peemedebista perder de novo para Humberto, como aconteceu em 2002.

O fato é que Jarbas não tem ninguém no município que vista sua camisa, as obras do Governo do Estado não chegam a Garanhuns e a Compesa faz o resto do serviço contra o homem. Nas cinco rádios da cidade, é pau na empresa estatal e no próprio governo dia-e-noite, principalmente depois que as chuvas encheram tudo, mas as águas nas torneiras continuam sem chegar.

A coisa poderia melhorar um pouquinho se o Governo gastasse R$ 300 mil e colocasse as quatro bombas - já compradas - que poderão reforçar em 30% o abastecimento d'água do município. Os adversário dizem na imprensa que Jarbas não faz nada porque perdeu feio a eleição em Garanhuns. Eu não acredito nisso, mas o povão, ligado nas rádios, sem ninguem que defenda a gestão do PMDB, certamente pensa de outra forma.