Garanhuns, 07 de fevereiro de 2004
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

COLUNA DE ULISSES

Ulisses Pinto


NOSSA EMANCIPAÇÃO - Conforme programação a administração do prefeito Silvino Duarte, a nossa cidade comemorou dia 4 do corrente 125 anos da sua independência, graças a um projeto do deputado da Província de Pernambuco, Silvino Guilherme de Barros, mais conhecido pelo "Barão de Nazaré", que nasceu na cidade do Cabo de Santo Agostinho.

A lei que tornou nossa terra emancipada, de nº 1.309, de 4-2.1879 e seu primeiro governo Municipal após a República foi o seguinte: prefeito - major Antônio da Silva Souto; sub-prefeito - cap. Napoleão Marques Galvão; conselheiros municipais - Victorino Alves Monteiro, Pascoal Lopes Vieira de Almeida, Augusto Cesário de Araújo, José Alves da Silva Tororó, Antônio Paes da Silva Souto e Agostinho José de Góes (do livro "A Terra dos Garanhuns", de autoria do profº. João de Deus de Oliveira Dias, figura ilustrada, nosso grande amigo onde insere no seu livro os limites de Garanhuns, 1811, através deste colunista. João Dias trabalhou no governo Celso Galvão durante dois anos (1952 a 1954) afirma no prefácio que a sua obra é baseada "no famoso resultado dos estudos e pesquisas geográficas e históricas". Ele era agrônomo, "amigo do peito" de Alfredo Leite Cavalcanti", outro grande historiador de Garanhuns e foi designado para trabalhar aquí pelo então Governador Agamenon Manganlhàes, através do dr. Manoel Gomes Maranhão, secretário de Agricultura do nosso estado. Nesta obra, João Dias fala de Geologia, mineralalografia, Paleografia, Etnologia, Aqueologia, Sociologia, sintese geográfica e índice remissivo".

Edição esgotada (1954) em homenagem ao tri-centenário da expulsão dos holandeses do território pernambucano (1654-1954), apresentada ao Congresso de História, como contribuição do autor.

Nesse prefácio ele disse que seguiu "as pegadas brilhantes" do engenheiro Ruber van der Linden e da colaboração de Alfredo Leite Cavalcanti, Dário da Silva Rego, Sales Vila Nova e de outros vultos. Fazemos este comentário, como um entusiasta da história local a fim de nortear verdades, haja vista ter gente falando dela por "apenas ouvir dizer".


ALMOÇO POLÍTICO - Foi ótimo e com muita gente, o almoço político do PT de Garanhuns, na tarde do dia 31, no "Planeta Bola" (restaurante), que fica na rodovia José Cardoso, perto do CAIC. Finalidade : tornar pública a candidatura a prefeito do promotor Alexandre Bezerra, que fez um verdadeiro hino em prol da imprensa, haja vista ter sido a "Feijoada" muito gostosa, em homenagem aos radialistas e jornalistas daquí. Sua oração foi muito aplaudida, inclusive pelo presidente da Câmara, vereador Sivaldo Albino, por sinal, o único dos 12 pré-candidatos ao executivo desta terra presente ao evento.

O radialista Aluísio Alves devorou dois pratos, sendo que o segundo, ele explicou, era em nossa homenagem... Sabidão esse Aluísio.

O Dr. Alexandre tem uma esposa médica (dermatologista), muito bonita, elegante e gentil. Parecia uma garota. Ela disse: "Ulisses, tenho uma filha de 16 anos. Isto é apenas bondade sua, quando acha que sou uma garota". Tinha partidário do PMDB, PSB, PFL, PTN, PTB, PPS e PL. Esta última agremiação é presidida pela Dra. Ielma Arruda Chaves que estava lá e que fez questão de tirar fotos ao nosso lado e do Dr. Alexandre. Noutras fotos, foi com o pessoal de imprensa e rádio. Preside o PT Newitton Araújo, muito comunicativo.

No "Comes e Bebes" houve mais confraternização, haja vista que quase não se falou em sucessão. Até na oração do promotor ele pregou união de objetivos maiores que é progresso desta municipalidade.

O PT está mudando muito. Parece que aqui na terra essa agremiação poderá fazer surpresas, nos termos que Aleandre Bezerra disse.


HUMBERTO MORAES - "Entrei no PDT e vou sair candidato a vereador. Para prefeito, Márcio de Barros Quirino. Espero ele ser o vitorioso".

Gedécio Barros, vereador pela agremiação aludida é também candidato ao executivo. Vamos ver como se comporta a Comissão Provisória em Garanhuns, presidida por Margarida Cardoso.


GIVALDO/MAURO - O ex-vereador Mauro Acioli, candidato ao mesmo cargo, lançou boletins na rua, conclamando o nosso eleitorado a apoiar o nome de Givaldo Calado (PPS) a prefeito. Diz o manifesto: "Peço a você que analise: competência, seriedade, capacidade administrativa e espírito empreendedor. Vejo em Givaldo, no momento, o mais preparado para administrar os nossos destinos e trabalhar pelo desenvolvimento de Garanhuns". É da "Carta aberta" ao povo.

E por falar no vereador Givaldo, o seu companheiro de Câmara, Sivaldo, está metendo o pau no suplente de dep. Federal Carlos Batata, porque este prefere Givaldo aos outros candidatos. Silvino, pegou mesmo uma "batata quente"...

Certa vez, ano passado, o Dr. Silvino, disse que preferia dar apoio ao Dr. Alexandre do que o médico Bartolomeu Quidute, até agora o favorito para ganhar o pleito com o apoio de deputado Izaías Régis, que diga-se de passagem, é uma força política em Garanhuns.

Muitas surpresas surgirão daquí para maio ou junho em termos da sucessão municipal que será perigosa e a "gaita" vai vadiar também...