Garanhuns, 10 de janeiro de 2004
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
POLÍTICA
 

Cúpula do PSDB investirá na pré-candidatura de Sivaldo

Com o inicio de 2004 - ano de eleições municipais , iniciam-se também as discussões que definirão as alianças e os candidatos à sucessão do prefeito Silvino Duarte (PMDB). Pela oposição, os pré-candidatos já estão praticamente definidos. A situação, porém, ainda não definiu o seu. O candidato será anunciado com base nos resultados de uma ampla pesquisa, a ser realizada em todo o município no inicio de fevereiro, quando será apresentado o nome de consenso da aliança PSDB, PMDB, PP, PV, PPS e PRTB. "O escolhido será aquele que mais aglutine nosso grupo e que mais tenha confiança do povo", afirma o prefeito Silvino, principal articulador do grupo.

Entre os nomes colocados a disposição do povo por ocasião da pesquisa, o do vereador Sivaldo Albino (PSDB) desponta como a principal opção para o eleitorado. "O trabalho administrativo desenvolvido por Sivaldo à frente da Câmara dá uma noção de como gerenciará a Prefeitura de Garanhuns. Nosso povo é politizado e certamente reconhecerá a competência de Sivaldo e lhe concederá a oportunidade de disputar o pleito", destaca Carlos Roberto, presidente do PSDB local.

Além de contar com todo o apoio de cinco dos atuais quinze vereadores da Câmara, e de três secretários municipais, e receber da sociedade local cerca de dezesseis comendas, abalizando seu trabalho à frente do Legislativo Municipal, sendo escolhido, inclusive, como o Político do Ano em enquête realizada pelo Correio, quando conquistou 45,5% dos votos de onze formadores de opinião em Garanhuns, superando líderes da política local como o prefeito Silvino Duarte (PMDB) e o deputado Izaías Régis (PTB) , a pré-candidatura de Sivaldo também conta com o apoio maciço da cúpula do PSDB em nível de Estado, que vê nela a possibilidade de crescer no município. Atualmente, o PSDB tem 43 prefeitos, mas pretende eleger 60, entre os 93 municípios em que irá disputar. Segundo a avaliação feita pelos deputados estaduais Pedro Eurico, Antônio Moraes, Bruno Araújo, Bruno Rodrigues e Fernando Lupa e pelo cacique maior do partido no Estado, senador Sérgio Guerra publicada no JC de 30 de dezembro - a legenda tem chances de comandar as prefeituras de Garanhuns, Jaboatão, Araripina, Ouricuri, Floresta, Arcoverde e Carpina. Para tanto, os tucanos levarão todas as suas reivindicações ao governador Jarbas Vasconcelos (PMDB), principalmente a relação das obras consideradas prioritárias para beneficiar os redutos eleitorais do grupo. Com isso, Garanhuns deverá ser beneficiada com novas ações do Governo, que contribuirão para consolidar as pré-candidaturas de Sivaldo Albino e Sérgio Guerra a prefeito e a governador, respectivamente.

O apoio da cúpula tucana deixa a certeza de que a pré-candidatura de Sivaldo Albino é dada como certa pela liderança da legenda, entretanto, independente do nome apresentado pelo grupo de partidos que compõem a aliança em Garanhuns, Sivaldo mostra confiança na vitória das legendas da situação e disse acreditar que as obras realizadas pelo prefeito darão condições para que o pré-candidato venha disputar o pleito em igualdade de condições com os oposicionistas, no entanto, destaca que o pré-candidato também deverá ser arrojado e competente. "A administração do prefeito Silvino tem muitas obras para mostrar e o candidato do grupo terá que juntar a esse trabalho, características como carisma, ousadia e comprovada competência administrativa. Com essa junção, certamente entrará na disputa para ganhar as eleições", finaliza Sivaldo Albino.