Garanhuns, 10 de janeiro de 2004
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

COLUNA DE ULISSES

Ulisses Pinto


JORNAL E RÁDIO - Uma crônica de muito conteúdo para radialistas, jornalistas (formados ou não) e pessoal de televisão, foi a do conhecido homem de imprensa Alex, do Jornal do Commercio, publicado no dia 4 deste. José de Souza Alencar, numa linguagem simples, sincera, diz como deve se comportar um comunicador para o público.

"Quando vamos escrever uma notícia, uma simples crônica, devemos ser honestos". Ele insere frases da jornalista e escritora francesa Marguerite Duras, na sua obra "Outside" com maestria e valor. "Um jornalista é alguém que observa o mundo e o seu funcionamento, que diariamente o vigia de muito perto, que faz ver e rever o mundo e os acontecimentos. E não consegue fazer este trabalho sem julgar o que vê". "Como jornalista, tenho a minha própria moral: não mentir a respeito de outras pessoas que se tornaram notícias, mesmo uma meia-mentira, como acréscimo. Não fazer da vida particular das pessoas motivo para notícias maliciosas, que possam prejudicar. Não me aproveitar do cargo provocando, com um certo desespero, o desejo fama e o fato de também ser notícia".

Em suma, a verdade, a ética e a moral, deve ser o lema dos que fazem imprensa, rádio e outros órgãos da comunicação.


NOVO ANO - Aspiramos que a 3 de outubro do ano corrente, o eleitorado, saiba escolher os melhores candidatos (prefeitos, vices e vereadores).

Particularmente, em Garanhuns, no momento, aspiram os cargos majoritários Almir penaforte, Givaldo Calado, Bartolomeu Quidute, Márcio de Barros Quirino, Luis Carlos de Oliveira, Jorge Branco Neto, Sivaldo Albino, Gedécio Barros, Paulo Camelo, Marlos Duarte, Alexandre Bezerra, Adolfo Lopes (irmão de Kitty Lopes). E por falar no caro amigo Adolfo, que foi vereador e rádio, onde foram tratados assuntos da liberdade de imprensa com sua ética.

O local foi na sua confortável residência, na Av. Agamenon Magalhães com a presença de sua esposa.

Desta coluna, embora tardiamente, agradecemos o gostoso café com leite, chocolate, isto sem contar com a variedade de frutas.

O Adolfo Lopes confirmou sua candidatura a prefeito pelo Partido Verde cuja agremiação regional nestá sob a presidência de outro amigo José Carlos Espinhara. O certo é que, o prefeito e o seu vice sairão eleitos no próximo pleito municipal de 3 de outubro deste ano, da lista acima.


JARBAS - Gostamos do comentário do nosso Jornalista Roberto Almeida, Diretor deste jornal, pela Rádio Marano (propriedade do dr. José Tinoco), sobre o assunto da última pesquisa feita Instituto Datafolha, com relação aos dez governadores principais deste país (último mês de 2003).

Esse instituto, merece fé e idoneidade. Uma servidora do estado, falou na mesma emissora, dando a entender que o tal Instituto foi comprado. Nada disso. A respeito do Governo de Lula, acertou em cheio, pois é pela maioria do povo, o garanhuense vai fazendo uma boa administração. Agora os servidores não estão gostando. Isto é, os da União. É idêntico pensamento dos funcionários ativos e inativos de Pernambuco.

O governador Jarbas, ficou no primeiro lugar porque mereceu após o somatório das pessoas entrevistas.

Tanto no País como nos Estados, o funcionalismo é e será sempre minoria. Não pesa na balança, em matéria de pesquisas.


4 DE FEVEREIRO - Segundo o prefeito Silvino Duarte, no dia da emancipação de nossa Garanhuns (4.2.1879), muitas obras municipais serão inauguradas, inclusive o Colégio Professor Letácio Pessoa Cardoso, grande educador e que foi nosso amigo de 55anos.

Iremos fazer uma simples oração em nome do povo do bairro da Boa Vista, onde o novo Educandário será instalado. Aliás, desejos da família e do próprio chefe do executivo.


MINISTROS - O PMDB ainda neste mês vai ganhar dois ministérios conforme ficou acertado entre os "maiorais" do Governo do PT. As reformas aprovadas pelo Congresso Nacional, teve no PMDB o maior esteio. Agora, essa agremiação em Pernambuco, não foi ouvida. É que, Jarbas, acha errado o seu partido dar apoio em troca de altos cargos e além disso, apoiou a candidatura de Serra. São coisas da política.


SÓ SE FOR "ZEBRA" - Pode até mudar o quadro sucessório. Entretanto, estamos sentindo a "alma das ruas". Por isto, achamos que o futuro prefeito de Garanhuns, será o médico Bartolomeu Souto Quidute, salvo se houver uma "zebra".