Garanhuns, 27 de dezembro de 2003
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

COLUNA DE ULISSES

Ulisses Pinto


VEREADORES - Sob a presidência de Sivaldo Albino, do Poder Legislativo de Garanhuns, ocorreu festivamente, um congraçamento entre os componentes no querido Club de oficiais do Exército, porém que congrega a oficialidade do 9º BPM, na noite do dia 19 do anndante.

Houve discurso importante onde o jovem presidente Sivaldo Albino, salientando que aquela homenagem era a todos os vereadores.

Houve danças, um coquetel e jantar aos convidados, inclusive do prefeito Silvino Duarte, coroneis Carlos Maurício e Plínio Arruda, respectivamente, Comandantes do 71º BI mtz e do 9º BPM.

Em suma, uma festa muito bonita que coroou com um jantar, organizado pelo colunista social Saullo Paes.

Vereadores presentes: Sônia Moreno, Augusto Acioli, Mazinho, Zé de Vilaço, dr. Aldemiro Aquino, Zaqueu Lins, Audálio Filho, dr. João Inocêncio Filho, Edson Pereira, Gedécio Barros e Sivaldo Albino. Faltaram quatro vereadores.

Outras autoridades estiveram no congraçamento de união dos representantes, pelo menos na festa social, que contou com as presenças do deputado Izaías Régis e do candidato a prefeito, médico Bartolomeu Quidute e do ex-prefeito Ivo Amaral e da diretora do Colégio Santa Joana D'Arc, Maria Almeida, uma figura importannte em todos os eventos e por falar em eventos, registramos também naquele ambiente sadio, de Roberto Almeida, diretor deste jornal e também escritor e poeta. E de Kitty Lopes, sempre bonita e cordial.


FERNANDO PIRES - Pelas 20:30h, foi inaugurado na noite do dia 19, em Heliópolis, na rua Agostinho Branco, um moderno Posto de Saúde, deste município, denominado de Fernando Pires, o qual faleceu no Recife, este ano.

Morou muitos anos em Garanhuns, como médico, homem vanguardeiro do Rotary Club, amigo de Ivo Amaral, que no seu governo, fez dele, seu secretário de saúde. Foi figura estraordinnária, de altos princípios humanitários.

Com este PS, completou 19, na administração do dr. Silvino Duarte. É até agora, o mais aparelhado e o mais bem edificado, para servir aos humildes naqueles paragens.

Na inauguração, coube a parte religiosa ao Frei Joaquim (Beneditino local), tendo falado os dns. Almir Penaforte (secretário de saúde) e Ivaldo Dourado. Ambos elogiaram o grande médico, pelas suas virtudes, honrando a classe. O dr. Fernando Firmo Pires, que possuia o título de Cidadão Honorário de Garanhuns, será sempre um exemplo edificante.

Também usaram da palavra, a professora do Colégio Quinze de Novembro, Almerinda Rodrigues, Pedro Martins, representante da comunidade, que na sua humildade, todos os convidados e o "povão" gostaram.

A sr. Fernanda Nicéas Pires, fez um oração muito bonita, de agradecimento ao prefeito Silvino Duarte e ao vereador Sivaldo Albino, autor do projeto que deu o nome do PSF ao seu marido. A dama rotárica que agora reside no Recife, é filha do saudoso Alcides Nicéas, jornalista e escritor. Era nosso amigo, de gratas recordações de congressos de imprensa. Alcides deixou um ótimo livro sobre a história do carnaval. Temos um exemplar ofertado por ele.

Familiares do querido médico Fernando Pires compareceram a inauguração, inclusive Alcides nicéas Filho, formado em Ciência, do mundo da computação. O ex-prefeito e ex-deputado Ivo Amaral, não nfez discurso por temer ficar muito emocionado.

Hoje esta colunas é dedicada a memória do dr. Fernando e a sr. Fernanda Pires, figura ornamento da cultura que sabe muito bem dos princípios da gratidão.


JARBAS/IMPRENSA - O governador Jarbas Vasconcelos, recentemente ofereceu jantar de confraternização no Recife aos componentes de jornal-rádio e TV no Palácio do Campo das Princesas. Presentes, Kitty Lopes Ulisses Pinto, desta cidade.


ARMANDO MONTEIRO - Saiu no Diario de Pernambuco (dia 23 deste): "As candidaturas de Bartolomeu Quidute, em Garanhuns, e de Geni, em Serra Talhada, têm "boas chances" de decolar, na avaliação do presidente estadual da legenda vai acontecer. Armando ficará com Bartolomeu e não com o vice-prefeito local dr. Márcio Barros Quirino, como alguns acreditavam.


HUMBERTO COSTA - No Recifem o ministro da saúde Humberto Costa, disse que o pleito do Recife vai ao segundo turno com João Paulo enfrentando nCadoca (PMDB).

O dr. Humberto Costa fez elogios ao governador Jarbas, após assinar 222 nconvênios com muitas prefeituras, instituições e o Governo do Estado, no valor de 74 milhões.

Afimou Humberto que Lula deseja manter com Jarbas "uma boa relação administrativa entre ambos os Governos". Isto é muito bom para Pernambuco.