Garanhuns, 13 de dezembro de 2003
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
POLÍTICA
 

José Chaves explica emendas ao Orçamento

O Deputado Federal José Chaves (PTB) apresentou emendas ao Orçamento da União no valor de R$ 1.150 mil, beneficiando o município de Garanhuns. Em entrevista exclusiva ao Correio o parlamentar explicou a razão dessa sua iniciativa em prol da Suíça pernambucana.

Correio - Deputado José Chaves, causou surpresa à classe política de Garanhuns descobrir emendas de sua autoria ao Orçamento da União/2004 no valor de 1 milhão, cento e cinqüenta mil reais, principalmente quando se sabe que esta cidade não compõe a sua base eleitoral. Quais os fatores que lhe levaram a fazer esta opção?

Deputado José Chaves - Como todos sabem, hoje, o nosso grupo político, que é o PTB, encabeçado pelo Deputado Armando Monteiro, tem um projeto de desenvolvimento de médio e longo prazo para Pernambuco, que envolve não apenas a região metropolitana (que é onde tenho a maior parte da minha votação), mas todas as regiões do Estado. E é nesse sentido que, de comum acordo com Armando Monteiro e com os demais deputados que integram o nosso grupo, resolvemos contemplar também o Agreste Meridional colocando uma expressiva emenda ao Orçamento que beneficia Garanhuns com contemplando um projeto de infra-estrutura turística para Garanhuns, que é uma cidade pólo, cujo crescimento econômico, com certeza, beneficiará toda a região.


Correio - Mas, isso não significa que o senhor tenha interesses eleitorais futuros, em Garanhuns?

José Chaves - Os deputados majoritários do nosso grupo, em Garanhuns, são Armando Monteiro e Izaías Régis. E o nosso grupo é e continuará sendo sempre muito unido. Qualquer postulação minha, nesta cidade, passaria necessariamente pela aquiescência desses dois integrantes do meu grupo, dentro, inclusive, de um projeto maior envolvendo uma eleição majoritária.


Correio - Com a expressiva votação que o deputado Armando teve em Garanhuns, o senhor não acha seria dele a responsabilidade de apresentar tais emendas?

José Chaves - Esta é a visão dos que estão querendo criar polêmica e, maliciosamente, prejudicar o companheiro Armando, que tem contribuído imensamente, juntamente com o Izaías Régis, para o desenvolvimento de Garanhuns e do Agreste.

Na verdade, o nosso grupo, os deputados do PTB, conseguiram inserir no Orçamento da União créditos em favor de Garanhuns que totalizam 1 milhão, duzentos e cinqüenta e seis mil reais. E é bom que se diga, que nenhum outro grupo político, e nenhum outro partido, deu tamanha contribuição a este município.


Correio - Todo esse interesse do grupo em Garanhuns significa, então, que esta cidade é estrategicamente importante para a pretensão de Armando de se transformar Governador do Estado?

José Chaves - Significa sobretudo que temos conhecimento de que a região agreste meridional é, socialmente e economicamente, a mais carente do Estado e que, portanto, é a que merece a maior atenção de nossa parte. Além disso, o nosso grande objetivo é trabalhar em favor das obras estruturadoras que Pernambuco tanto precisa, a exemplo da Transnordestina, da duplicação da Rodovia do Desenvolvimento, que liga Stª Cruz do Capibaribe e Toritama a Caruaru e de tantas outras obras de infra-estrutura espalhadas pelos quatro cantos do Estado.


Correio - O seu chefe de gabinete, Alexandre Marinho, que é de Garanhuns, também contribuiu para esta decisão do grupo de alocar recursos para Garanhuns?

José Chaves - Com certeza. Alexandre Marinho, tem sido um defensor intransigente dos interesses de sua cidade aqui em Brasília. Trata-se de um bom quadro que tem buscado se aperfeiçoar, estudando o Regimento Interno da Casa, Orçamento da União e, com certeza, ainda prestará muitos benefícios ao nosso Partido e à sua terra natal. Aliás, ele também sensibilizou o nosso grupo a inserir estas emendas em favor da APAE, da Creche Maçônica e do Lar da Criança Santa Maria, que são instituições respeitadas que prestam grandes serviços à comunidade.


Correio - E o grupo já definiu se apoia Bartolomeu Quidute ou Márcio Quirino para as eleições do próximo ano?

José Chaves - O meu candidato a Prefeito de Garanhuns será aquele que o grupo definir, ou melhor, aquele que tiver o apoio de Armando e de Izáias Régis terá também o meu total e irrestrito apoio.