Garanhuns, 13 de dezembro de 2003
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

COLUNA DE ULISSES

Ulisses Pinto


SESC/SENAC - Realizou-se no Sesc de Garanhuns, sob a presidência do Dr. Josias Albuquerque, "Cidadão Honorário de Garanhuns", a 29 de outubro passado, um reunião conjunta entre conselheiros do Senac e do Sesc, tendo falado inúmeros oradores, inclusive o ilustrado homem público, que cada dia, vai ampliando o nosso Sesc, Josias da Silva Albuquerque, o Diretor Regional dessa instituição, Nelson Fontana, gerente financeiro do Senac, José Francisco , Cons. da Federação Nacional do Comercio, Edson Neves, Diretor Regional do Sesc, fernando Pinto, Diretor Financeiro dessa instituição, Célia Borges, Diretora de Planejamento do Sesc, Sílvia Cavadinha, Diretora de Atividades Sociais também do Sesc, Graça Carneiro, do Centro de Atividades local e Genil Melo, Diretor da Colônia do Sesc, o vice prefeito Márcio Quirino, exaltando a grande obra dessa instituição.

Presentes muitas autoridades, inclusive o Sr. Jesus Campelo, representando o prefeito Silvino Duarte, o Sr. João Marques, presidente da Academia de Letras de Garanhuns e o prezado amigo João de Bolinha.

Desta coluna, agradecemos o gesto gentil de ter viajado, no ônibus especial Recife-Garanhuns, com o pessoal do Sesc (conselheiros).

Durante a sessão, pedimos a palavra, para cumprimentar duas pessoas. A primeira delas, o próprio Dr. Josias, por ter recebido na Câmara Municipal, a comenda "Medalha do Mérito José Mariano" com o respectivo Diploma, tendo falado o homenageado e o vereador nosso conhecido, Liberato Costa Junior autor do projeto, o qual vai sair novamente candidato a vereador pela 10ª vez.

A outra pessoa, foi ao Diretor deste jornal, jornalista, poeta e escritor, Roberto Almeida, por ter sido homenageado pela Assembléia Legislativa, através de um requerimento do deputado Izaías Régis. Na ocasião foi lançado o seu importante livro "Na Terra do Presidente", onde entre outros assuntos, fala da viagem Garanhuns-Brasília, a fim de admiradores de Lula, ter participado da solenidade de posse do nosso presidente, filho de Garanhuns, Luiz Inácio Lula da Silva. A nosso pedido, houve uma salva de palmas, todos de pé, enaltecendo Roberto Almeida e Josias Albuquerque. O jornalista Roberto Almeida, nessa ocasião tinha saído para cuidar da nova edição do periódico.

Depois, foi inaugurada uma bonita placa, dando o nome de "Salão de Eventos Jaime de Almeida Pincho", em sua homenagem póstuma (foi o comerciante mais antigo desta cidade). Agradeceu o seu neto, Aderbal Alexandro Pinço Monteiro, escritor e residente em Garanhuns.

Foi uma festa solene, de muito brilhantismo.

No dia seguinte, ainda houve festas nesse Sesc que é um dos orgulhos de Garanhuns, da classe comerciária e do povo.


IZAÍAS RÉGIS - Fez pela Rádio Marano, elogios ao Sr. Luiz Carlos Oliveira, presidente do CDL de Garanhuns, pela bonita iluminação da avenida Santo Antônio, com vistas as festas natalinas e de Ano Novo. Nunca vimos coisa igual, graças também a equipe de Luiz Carlos, candidato em potencial a prefeito (grupo político do Dr. Silvino).

E por falar no deputado Izaías este afirmou por uma emissora de rádio que acredita que o vice-prefeito Dr. Márcio de Barros Quirino vai apoiar o médico Bartolomeu Quidute, que vem liderando as pesquisas com vistas de ser novamente prefeito de Garanhuns.


JOAQUIM BRANCO - Com muita justiça, foi homenageado na "Noite das Personalidades" de modo especial entre outros, o Dr. Joaquim Branco, "que é de Garanhuns, médico famoso, uma das autoridades brasileiras em redução do estômago, saudado por Ivo Amaral". Acrescentamos que foi muito feliz João Alberto no seu comentário tendo o título "Kitty faz noite de prestígio e muito glamour em Garanhuns".

O Dr. Joaquim Branco, sobrinho da grande dama Gracieth Gueiros Branco, é filho do saudoso Luiz de Noronha Branco, (Lula Branco como era conhecido). Aliás há tempos que lutamos pra o "Rei das Vaquejadas" do Nordeste (Lula Branco), ter uma grande homenagem ao amigo de longos anos, embora, sempre em campos opostos na política passada entre o PSD e a UDN, a nossa agremiação (partido do brigadeiro Eduardo Gomes).

O deputado Romário Dias, presidente da Assembléia Legislativa, disse a este colunista que "tem em mente uma maneira de propor aos seus pares Lula Branco, que foi fazendeiro, desportista, juiz de futebol e "dono" de cartório nesta cidade, uma forma de homenageá-lo.

Parabéns, através desta colunas, a notável e bonita Kitty pela referida festa que no ano passado, recebemos o "troféu Ulisses Pinto - jornalista" onde aparece a Prefeitura local. A deste ano, Kitty promoveu a entrada de Garanhuns, na BR procedente de São Caetano.

O confrade João Alberto, teve o seu nome, no troféu pelos meritórios serviços prestados pela imprensa, a Garanhuns. Justa a homenagem.

Ainda a respeito do ilustrado médico Joaquim Branco, ele estava acompanhado de sua esposa Roselina Arcuri Branco e dos filhos Cátia que vai se formar em Medicina, Leonardo Luis, em Administração e Bruno em Economia.

O nosso parente, fez questão de apresentar seus ilustrados familiares, naquela "Noite das Personalidades".

Outras notícias, nesta edição, na própria página social a cargo da amiga Kitty Lopes.