Garanhuns, 13 de dezembro de 2003
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
CIDADE
 

Garanhuns sonha em resgatar a tradição do Natal

Um projeto idealizado pelo presidente da CDL, Luís Carlos de Oliveira, e concretizado através de Andréia Pimentel, vencedora de um concurso entre os arquitetos da cidade, possibilitou a Garanhuns, este ano, a realização do "Natal dos Sonhos", uma tentativa de resgatar a tradição das antigas festas natalinas na Suíça Pernambucana.

No começo a idéia foi recebida com ceticismo por determinados setores da sociedade local, mas desde a inauguração da decoração da Avenida Santo Antônio, no último dia cinco, o projeto vem colecionando elogios de populares, que se mostram "encantados" com a beleza do centro da cidade, no horário noturno.

A Câmara dos Dirigentes Lojistas, a Prefeitura e empresas da inciativa privada investiram pouco mais de R$ 400 mil no "Natal dos Sonhos". Esses recursos, segundo Luís Carlos, foram investidos na iluminação e decoração da Avenida Santo Antônio, montagem de palco e chalés, contratação de empresas que executaram o projeto da arquiteta local e pagamento de cachês aos artistas convidados para a festa.

"Queremos resgatar os natais tradicionais contando com a participação da sociedade", disse Luís Carlos, ao comentar a proposta. Segundo ele, com o embelezamento da cidade aumentou o movimento de pessoas circulando no centro, beneficiando o comércio de modo geral.

No princípio, alguns ainda tentaram ensaiar algumas críticas ao projeto da CDL, sob o argumento de que R$ 400 mil é muito dinheiro e esses recursos poderiam ser aplicados no investimento do social. Tanto o dirigente da Câmara dos Dirigentes Lojistas quanto o deputado Izaías Régis, que é seu adversário político, rebateram esse tese, por entender que não é papel da entidade resolver as mazelas sociais. "A CDL está fazendo a sua parte, cabe ao Governo fazer a dele acudindo as ncessidades do povo", chegou a afirmar Izaías.

Colaborando com o "Natal dos Sonhos" a prefeitura de Garanhuns elaborou uma programação artística para as principais datas do final do ano, com a apresentação de valores locais e também grupos de outros centros urbanos. Segue abaixo a relação dos shows, com dias e horários de cada apresentação.