Garanhuns, 29 de novembro de 2003
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
OPINIÃO
 

Espetáculo triste

José Rodrigues


As autoridades deste meu Brasil estão cansadas de saber que aqui acontecem coisas que até Deus duvida. Trilhões de dólares são roubados dos cofres públicos e por incrível que pareça os ladrões continuam soltos. Inquéritos são instaurados, sindicâncias são feitas, e tudo termina em nada. Termina em nada, porque este é o país da impunidade. Conhecemos ladrões que roubaram somas incalculáveis e a pena que receberam foi um acento no Congresso Nacional. A robalheira encontra-se instalada até, onde deveria permanecer a moral e a honestidade. Ladrões do colarinho branco ficam ricos da noite para o dia. As autoridades os conhecem mas nenhuma providência é tomada para trazer de volta aos cofres públicos as quantias roubadas, e colocar na cadeia os ladrões.

Recentemente aconteceu uma coisa que seria cômica se não fosse trágica. O senhor Ministro da Previdência Social, querendo aparecer e dar uma satisfação ao povo que clama por providência, mandou suspender os pagamentos dos aposentados que têm mais de noventa anos, solicitando, inclusive, à presença de todos eles ao Ministério para provarem que estão vivos para receber a mísera aposentadoria.

Esta decisão mostrou a população brasileira um espetáculo dantesco. Milhares de velhinhos chegaram ao Ministério da Previdência arrastando-se pela sarjeta como se fossem restos de gente entregue à podridão; outros, chegaram carregados por parentes, e outros escorados nas moletas. Todos reclamavam à decisão do Ministro. Muitos deles, ou quase todos estavam famintos e não dispunham de dinheiro para pagar o transporte de volta para casa. Não sabia o Senhor Ministro da Previdência que aquela legião de carcaças humanas, quando moça, fizeram tudo pela grandeza e desenvolvimento do Brasil.

Certamente, a autoridade ministerial, não tem pais velhos, ou pensa que é moço a vida inteira. Felizmente, o clamor público forçou o Ministro a voltar atrás com a sua decisão. Pessoas com noventa e tantos anos de idade, não têm mais força nem para comer ou ir ao sanitário satisfazer suas necessidades. Queremos que o governo consiga trazer aos cofres públicos todo o dinheiro roubado de um povo que passa fome para poder pagar os impostos devidos mas, que isto seja feito por meios pacíficos, e nunca levando velhos à tortura. Num país onde se faz justiça contra os culpados, o senhor Ministro da Previdência Social seria demitido sumariamente. Será que vão colocar na cadeia os que mandaram ilegalmente trinta bilhões de dólares para bancos estrageiros? Será?