Garanhuns, 08 de novembro de 2003
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

COLUNA DE ULISSES

Ulisses Pinto


LULA

Falando em Campina Grande, numa solenidade pública: "Os ex-presidentes foram covardes e não tiveram coragem de fazer o que precisava ser feito pelo país. Uns acharam que o nosso chefe da Nação deveria ser mais humilde na sua fala. Entretanto, Lula quis dizer que foram certos ex-presidentes, como por exemplo FHC.

É um grande defeito dele, falar muito sem medir as consequências futuras. E "o mundo dá muitas voltas".


JARBAS

Numa entrevista recente o governador Jarbas Vasconcelos afirmou que "os fazendários querem danificar a arrecadação, puxando a receita de impostos para baixo, de modo que o Estado atrase o pagamento do 13º salário aos servidores". De acordo com o governador, a operação tartaruga deflagrada pelos fiscais funciona para reter mercadorias, prejudicando o comércio com a retenção de seus estoques de natal. Jarbas lembrou que os fazendários ganham muito bem, perto de R$ 7 mil por mês e mesmo assim querem ser sócios da arrecadação. "O sindicato deles está irritado porque anunciamos o pagamento de três folhas de salário. Vamos injetar R$ 534 milhões na economia', enfatizou o governador.


JOÃO PAULO

O prefeito do Recife, João Paulo (PT), fez aniversário. Festa das grandes e Teresinha Nunes, secretária de Estado, representou o governador o governador Jarbas no evento. Este disse que continuava a ajudar a prefeitura recifense até o fim de sua gestão. Devido a essa postura do governante, a ciumada é grande.


GIVALDO

Neste mês haverá um grande conclave político do PPS de Givaldo Calado, no Caic de Garanhuns. Como se observao vereador Givaldo nunca ficou calado. Agora, se sai ou não candidato a prefeito, apoiado pelo prefeito são outros quinhentos. Este colunista não acredita nesse apoio. É apenas uma previsão nossa.


PROMOTOR ALEXANDRE

A turma do PT deseja vê-lo na prefeitura local. Mas para Izaías Régis ele seria um bom vice do Dr. Bartolomeu Quidute. Os petistas, com ares de vitoriosos, afirmam o contrário. No dizer de Tony Ferreira, pré-candidato a vereador pelo PT, Bartolomeu é que poderia ser o vice de Alexandre.


LUCIANO

"A minha prefeitura é o café Ouro Verde. Ajudo meus amigos somente", disse o empresário Luciano Zacarias, afastando a possibilidade de concorrer à sucessão municipal.


GEDÉCIO-MÁRCIO

O primeiro continua se dizendo o candidato natural do PDT. Mas, Márcio Quirino espera sair candidato pela legenda brizolista com apoio de Izaías e Armando Monteiro. Por isto deixou o PMDB. Eu continuo pensando que o candidato da dupla de deputados é Bartolomeu.


SILVINO

Eeste vive sonhando até com uma "união de contrários" para enfrentar o PTB de Izaías. Agora, que "tá difícil, tá". Pelo andor da carruagem a luta eleitoral será travada entre os grupos do prefeito e do deputado. Lula, com o seu PT não fará o prefeito, mesmo que os pequenos partidos se unam em torno de Dr. Alexandre, o provável candidato da oposição aos dois grupos políticos.


PARTIDO VERDE

Pode fazer no máximo três vereadores e nada mais. O PV não tem força eleitoral para eleger o prefeito de Garanhuns bem como o PSTU de Paulo Camelo com o seu linguajar costumeiro de atacar a "burguesia".


DR. ALMIR

O Partido Progressista local (presidência de Marcel Nogueira) apresenta o nome do Dr. Almir Penaforte para a batalha pela prefeitura de Garanhuns. O mesmo já foi vice-prefeito do município e é um bom quadro.


SOUTO DOURADO

Foi um dos maiores prefeitos desta terra onde nasceu. Quem transforma só com dinheiro municipal uma estação de trem num Centro Cultural (o Alfredo Leite Cavalcanti) merece uma homenagem grande e não o nome de um teatro que fica dentro do próprio Centro Cultural, elevando e dignificando a cultura, as letras, os teatrólogos, os escritores, os poetas. Mas a nossa Garanhuns tem dessas coisas. Perguntamos o que fez Dom Hélder Câmara por Garanhuns e pelo seu povo? Sabemos que foi uma figura grande em defesa dos humildes. Isto é verdade. Mas não merece ter o nome de um bairro inteiro aqui da cidade. Confiamos que os poderes locais (prefeito e vereadores) oportunamente dêem o nome de Souto Dourado a um novo bairro de Garanhuns.