Garanhuns, 08 de novembro de 2003
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
CIDADE
 

Parmalat capacita voluntários do "Alimentando o Futuro"

A Parmalat realizou durante essa semana a capacitação do projeto Alimentando o Futuro.

A capacitação que foi realizada no período de 03 a 07 de novembro iniciou com o acompanhamento da equipe do Instituto MM Tanzi a visita domiciliar feita pelos Postos de Saúde da Família (PSFs) da Cohab I, Liberdade, Indiano e Manoel Chéu. Sendo todas elas realizadas em casas de famílias de crianças atendidas pelas creches Lar da Criança Santa Maria, Lar de Nazaré, Creche Maçônica Marta de Abreu Cavalcante e Santa Terezinha.

Com apoio da Secretaria de Assistência Social, as capacitadoras do Instituto adquiriram o banco de dados de recursos do Município.

No dia seguinte, 04 de novembro, foi iniciada a capacitação com diretores e funcionários de creches, voluntárias e representantes da Secretaria de Assistência Social. Dentre os assuntos abordados, o levantamento da expectativa e recursos dos participantes, conceitos sobre o realismo, racionalidade, moralidade, método de condivisão, pessoa, patrimônio e família.

No terceiro dia, houve a continuação dos temas já abordados e mais a capacitação específica em nutrição e higiene dos alimentos, pessoal e da creche.

Encerrada a capacitação com aulas, pariu-se para o trabalho específico em cada creche. A primeira creche atendida, a Marta de Abreu, discutiu-se o caso de uma das crianças, que apresentaram, segundo o censo antropométrico, desnutrição severa, buscando formas de resolver o problema da desnutrição, avaliando suas causas, e procurando ajudar a família da criança.
Além do debate sobre o caso, foi montado o calendário de atividades da creche até janeiro e decidido que as pesagens para os censos serão feitas por funcionários e ou voluntários da instituição.

Seguindo o cronograma, foram atendidas as creches Santa Terezinha, Lar de Nazaré e Lar da Criança Santa Maria.

Em continuidade ao Programa o Instituto MM Tanzi oferecerá outras capacitações, como aproveitamento dos alimentos, e fará todo acompanhamento das atividades realizadas pelas creches.