Garanhuns, 25 de outubro de 2003
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
POLÍTICA
 

Armando e Zé Alencar discutem transposição do São Francisco

O deputado federal Armando Monteiro Neto (PTB-PE) teve uma audiência esta semana com o Vice-Presidente da República, José Alencar (PL). Durante o encontro na capital federal, solicitado pelo deputado, foi discutido o projeto de transposição do Rio São Francisco e seu impacto para os municípios pernambucanos. Por solicitação dos deputados Izaías Régis (PTB) e Marcantônio Dourado (PMDB), que participaram do encontro, ficou acertado que o vice-presidente fará uma visita a Garanhuns no mês de novembro. Outro que esteve em Brasília, ao lado das lideranças locais, foi o deputado federal José Múcio Monteiro (PTB).

José Alencar é o coordenador do Grupo de Trabalho criado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir a retirada das águas do Velho Chico na altura de Cabrobó e levar ao interior do Semi-Árido do Nordeste, atendendo, além de Pernambuco, áreas dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. O Grupo, constituído por representantes dos ministérios da Fazenda, do Planejamento, da Integração e do Meio Ambiente, visa iniciar a licitação da obra para o ano de 2004.

Além dos parlamentares, participaram do encontro os prefeitos de Lajedo, Antônio João Dourado (presidente da Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional- Codeam), Angelim, Marco Antônio Leal Calado, Bom Conselho, José Daniel Brasileiro Feliciano, Buíque, Arquimedes Guedes Valença, Caetés, José Luiz de Lima Sampaio, Capoeiras, Maurílio Rodolfo Tenório de Souza, Garanhuns, Silvino de Andrade Duarte, Saloá, Rivaldo Alves de Souza e Venturosa, Albino Bezerra de Vasconcelos (Venturosa).

CONFECÇÕES - .Através do Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria (Senai), administradores, designers industriais, estilistas e programadores visuais do Agreste de Pernambuco terão agora oportunidade de aperfeiçoar sua capacitação. Ainda estão abertas as inscrições para a Pós-Graduação em Design de Moda, uma parceria entre o Senai e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (Fafica), que irá ajudar a promover o desenvolvimento do Pólo de Confecções da Região.

O grande responsável por essa conquista foi o presidente da Confederação Nacional da Indústria e do Conselho Nacional do Senai, deputado federal Armando Monteiro Neto (PTB-PE). Segundo ele, o curso representa um novo marco da expansão de fronteiras do Senai. "O Serviço já vem há mais de 60 anos oferecendo cursos profissionalizantes para alunos de ensino médio. Agora, pela primeira vez, a entidade capacita estudantes que já terminaram a graduação", explica.

De acordo com o diretor da Escola do Senai de Caruaru, Edson Simões, a pós-graduação é uma iniciativa de grande importância. "A presença do Senai neste empreendimento demonstra o reconhecimento crescente do organismo perante a sociedade, devido a sua perícia técnica e ao seu papel de difusão da pesquisa cultural como forma de agregar valor a bens e serviços", atesta.