Garanhuns, 25 de outubro de 2003
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
CULTURA
 

Eunice Luna: uma artista de 88 anos

A artista plástica Eunice Mello Luna, nasceu no Engenho Bamburral, Município de Amaragi - Pernambuco, em 13 de outubro de 1915. Seus pais residiram na Usina Serra Grande e quando adolescente, estudou em Garanhuns, no internato do Colégio Santa Sofia, onde iniciou seus primeiros trabalhos de pintura, sob a orientação de Madre Eulália. Mais tarde, estudou no Colégio Santa Gertrudes, em Olinda, onde deu continuidade e aperfeiçoando sua produção artística. Após seu casamento com Acácio Luna, hoje falecido, fixou residência em Garanhuns e teve 8 filhos. Nos anos 70, mudou-se para Recife para acompanhar seus filhos na universidade e retomou a pintura com o professor Sarinho, tendo produzido, na época, várias obras em óleo sobre tela, porém, teve que interromper seus trabalhos, devido a problemas alérgicos na visão. Após submeter-se a cirurgias para transplantes de córnea, recomeçou a pintar em porcelana, com a professora Vera Silveira, em Cuiabá (MT), produzindo muitas peças interessantes. Nos últimos 5 anos, reiniciou a pintura em tela, com tinta à óleo e em alto relevo, orientada pela professora Sueli Medeiros, no Espaço Cultural Ruber Van Der Linden em Garanhuns. Nessa nova fase, a artista Eunice Mello Luna escolheu vários motivos, tendo como preferências paisagens, fotografias e figuras do folclore nordestino.

Nos últimos 4 anos, teve a oportunidade de mostrar seus trabalhos nas Exposições de Artes Plásticas, promovidas pelo Espaço Cultural Ruben Van Der Linden, durante os Festivais de Inverno de Garanhuns de 1999 a 2003.

A artista plástica Eunice Mello Luna, hoje aos 88 anos e em plena atividade, estará expondo para familiares, amigos e admiradores, todos os seus trabalhos de seu acervo e agradece a Deus pela Graça e pelo dom que lhe foi concedido.