Garanhuns, 27 de setembro de 2003
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

COLUNA DE ULISSES

Ulisses Pinto


INOPORTUNO - Escreveu Ivo Amaral que foi vereador (1), prefeito (2) e deputado estadual (2), na edição deste jornal de 24 de maio entre outras coisas o seguinte: "Sucessão municipal é coisa muito importante para ser banalmente tratada como acontece atualmente. Muitas candidaturas são lançadas sem, pelo menos, um bom respaldo popular ou identificação com a história política da Suíça Pernambucana. É preciso uma reflexão muito grande, sobre nomes cogitados, compromissados com o povo, respaldo político e partidário e, finalmente antecedentes de bom administrador, ficar agora lançando essa ou aquela candidatura, só faz prejudicar a economia do municipio, atrapalhar a administração do atual prefeito e jogar os políticos uns contra os outros". Para este colunista, no final de setembro, a advertência do caro amigo Ivo Amaral continua em vigor com o seu trabalho aludido "Debate prematuro e inoportuno".


O PADRE CHEGOU - Na missa do dia 20 na Catedral de Garannhuns (19:30h), celebrada pelo bispo desta Diocese, Dom Irineu que falou também a respeito do seu trabalho à frente desse organismo católico, teve admiráveis palavras a respeito do padre Carlos André e a sua ida à Roma para fazer um curso, o padre Carlos André, na sua grande oração por escrito (de vez em quando dizia assuntos de improviso), disse que foi lá no Vaticano que resolveu desistir de uma possível candidatura a prefeito de Garanhuns.

Entretanto, agradeceu muitas pessoas, inclusive o radialista Aloísio Alves, o prefeito de Brejão Sandoval Cadengue, Manoel Bahia, Stoni (este do "caso" entre ele e o deputado Izaías Régis) e o atual vice-prefeito Márcio de Barros Quirino, que estava na missa assim como todas as aludidas pessoas.

"Tá na cara", que o grupo que apoiava o padre que vigário da paróquia da Boa Vista, deverá formar com o nome do dr. Márcio, figura de passado limpo e que foi em duas ocasiões diretor da Celpe nesta cidade. Mas, só o eleitorado dará a última palavra.

Márcio, temendo não ter maioria no diretório do PMDB local, resolveu entrar no PDT de Brizola. Mas, vai enfrentar o nome do vereador Gedécio Barros, que é postulante ao cargo de prefeito, há tempos como ele afirmou numa emissora de rádio. O presidente desta agremiação em Pernambuco, afirmou que a "maioria do diretório ou mesmo a futura Convenção irá resolver quem será mesmo o candidato ao executivo, no momento oportuno". Gedécio e Márcio, são parentes próximos. No fim, achamos que amigavelmente, os "brizolistas" acertarão os ponteiros, salvo surpresas.


LULA / JARBAS - Segundo o Instituto Exata, os governos de Jarbas e de Luna, ficaram bem colocados em duas pesquisas, em datas recentes.

No plano internacional, estamos gostando e muito da tenacidade do governo de Lula, ante o poder mesquinho dos governos dos Estados Unidos e da maioria das nações da Europa. É uma luta desigual entre os paises ricos e pobres. Até quando vai prevalecer o domínio dessa "canalha rica"?


AINDA ANDRÉ - O padre Carlos André, em Roma, preferiu ficar com as coisas do espírito, da sua religião católica e por isso vai continuar novos altos estudos no Vaticano, doutorado a partir do dia 12 ou 13 de outubro.

Nota 10 para o amigo que optou combater as desigualdades sociais por um mundo melhor, pelos meandros do verdadeiro cristianismo.


FERNANDO FERRO - Agora é pra valer. A BR 423 (Correntes - Santana do Mundaú), do querido estado das Alagoas, teve autorização para sua conclusão. O PT do município das Correntes tomou a iniciativa junto ao deputado federal Fernando Dantas Ferro, que ultimamente esteve participando em Garanhuns de um conclave político dos petistas, inclusive os desta cidade.

Fernando nFerro, é ex-aluno do Colégio 15 de novembro, tem passado limpo, político decente. Seus genitores residem na rua Santos da Figueira, no querido bairro da Boa Vista. O dedo de Fernando Ferro, portanto teve papel primordial no assunto em tela.

Quando for concluída essa obra rodoviária, as viagens entre Garanhuns e Maceió, via Santana do Mundaú, ficarão encurtadas 70 quilometros!


PTB - Pelo que estamos sabendo, tem uns oito nomes fortes do PTB para o pleito de vereador, inclusive os atuais que buscam suas reeleições. Uma pergunta.

...E a cauda? Já pensaram nisso? O vereador Daniel, só vai decidir sua mudança partidária perto do dia 3 de outubro. Ele não ataca ninguém! Tem sabedoria política. Almejamos que ele seja reeleito pois continua um admirável representante do povo garanhuense.