Garanhuns, 21 de junho de 2003
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
CIDADE
 

RPM e Jorge Aragão puxam programação do Festival
O megaevento tem ainda Fafá de Belém, Ira, Lenine e Flávio José

A banda RPM, à frente o vocalista Paulo Ricardo, o sambista Jorge Aragão, a paraense Fafá de Belém, o forrozeiro paraibano Flávio José e o pernambucano Lenine são as principais atrações do 13º Festival de Inverno de Garanhuns, que será realizado este ano de 10 a 19 de julho. O evento traz ainda à Cidade das Flores o Grupo Ira, o percussionista Naná Vasconcelos, Paulo Miklos e o romântico Adilson Ramos, o artista que mais participou do FIG até hoje. De Garanhuns, estão presentes no evento o grupo Muendas de Pernambuco, a banda Estado Suicida e o cantor Alderjan.

A abertura do Festival será na quinta-feira, 10 de julho, com um show de percussão dirigido pelo internacionalmente conhecido Naná Vasconcelos. Acompanham o artista os respeitadíssimos Airto Moreira, Flora Purim, Grupo Majê Molê e Maracatu Nação Erê. O encerramento da festa acontece na dia 19, com a apresentação da RPM, banda de música pop que está de novo na onda, agradando principalmente aos mais jovens.

Além dessas atrações, todas na Esplanada Cultura Guadalajara, o 13º Festival de Inverno terá uma programação muito boa nos Parques Euclides Dourado, Pau Pombo e Avenida Santo Antônio. No primeiro espaço, os destaques são Los Hermanos e a cantora paulista Fernanda Porto. No Parque Ruber van der Linden, merecem ser vistos o saxofonista Paulo Moura, Duofel e o trio carioca Azymuth, que executa jazz. Outra boa pedida no FIG são as 13 peças de teatro, no Centro Cultural, e as 33 oficinas culturais no Colégio Santa Sofia, Castainho e bairro do Indiano.


Circo, dança, forró e música pop no Parque Euclides Dourado

O Parque Euclides Dourado, conhecido também como parque dos Eucaliptos, é o espaço mais diversificado desse 13º FIG. A festa nesse espaço começa cedo, por volta de 16h30, e só termina nas primeiras horas do dia. E tem quase de tudo: dança, música pop, forró pé-de-serra, circo, pirâmide eletrônica e Dj's das mais diferentes partes do país. A cantora paulista Fernanda Porto, Tânia Cristal e Los Hermanos são as atrações que estão chamando mais a atenção nesse pólo do evento.


Bons espetáculos no Centro Cultural

Este ano a programação de teatro do Centro Cultural está superior a dos últimos anos, com a apresentação de bons espetáculos de grupos de Garanhuns, Limoeiro, Petrolina, Maceió e Recife. "Folia dos Três Bois", do grupo Diocesano de Artes e "Agnes de Deus", da Cia. Das Artes do Recife são dois dos destaques. A entrada para assistir cada espetáculo custa apenas R$ 3,00.


A cultura popular invade o centro

Na Avenida Santo Antônio, no coração da cidade, a cultura popular tem vez. O horário nem sempre ajuda, por isso o público nos anos anteriores tem sido aquém do talento dos artistas, mas nem por isso devemos deixar de estar atentos ao que acontece no palco armado no centro de Garanhuns. Pastoril, ciranda, caboclinho, coco, banda de pífanos e sanfoneiros fazem a festa nesse espaço.


As oficinas do FIG chegam à periferia

Este ano serão realizadas 33 oficinas culturais no Festival de Inverno de Garanhuns, cinco delas na comunidade negra do Castainho e cinco no Caic do Indiano, um dos bairros da periferia da cidade. As demais acontecem no Parque Euclides Dourado e no Colégio Santa Sofia.


Esplanada Cultural Guadalajara tem atrações para todos os gostos

Na Esplanada Cultura Guadalajara, mais perto de ser concluída do que no ano passado, as artrações são para todos os gostos. Na abertura, a percussão de Naná Vasconcelos, acompanhado por um grupo de artistas respeitados. Depois vem o molejo de Jorge Aragão, o talento de Lenine, o romantismo antigo de Adilson Ramos, o forró de Ladja Betânia e Flávio José, o pop de Paulo Mikos, o rock do grupo Ira, a simpatia de Fafá de Belém e a explosão do RPM.


A música mais refinada tem vez no Pau Pombo


Já está se tornando uma tradição de todos os anos, durante o Festival de Inverno: O Parque Ruber van der Linden, popularmente conhecido como Pau Pombo, atrai no inicio da noite um público diferenciado para assistir boas apresentações de música instrumental. Este ano não será diferente e em meio a flores, árvores e plantas de todos os tipos subirão ao palco artistas como Paulo Moura, o espanhol Pabro Arrieta, Jeová da Gaita, Duofel e o Trio Azymuty.


A programação completa do FIG você vê no site oficial - www.fig.com.br