Garanhuns, 07 de junho de 2003
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
CIDADE
 

Garanhuns sedia seminário sobre Fome Zero

Garanhuns vai sediar, no próximo dia 18, no Centro Cultural, o primeiro seminário do Governo Federal sobre o Fome Zero, programa já implantado em diversos municípios brasileiros. O encontro fará uma homenagem ao médico e escritor Josué de Castro, que 45 anos atrás realizou na Suíça Pernambucana um seminário para discutir os problemas da desnutrição e das endemias rurais do Nordeste.

Neste seminário sobre o Fome Zero, deverão estar presentes em Garanhuns a filha de Josué de Castro, Ana Maria de Castro, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Também estarão na cidade os ministros da Segurança Alimentar do Governo Lula, José Graziano da Silva; da Saúde, Humberto Costa; e da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral. O próprio presidente da República, Luiz Inácio da Silva, pode vir a abertura do encontro, dependendo de sua agenda.

Também deverão comparecer aos debates do dia 18, sendo recebidos pelo prefeito Silvino Andrade, o governador Jarbas Vasconcelos, secretários de Estado, o ex-governador Miguel Arraes e o secreário de Inclusão Social do Governo Lula, Milton Coelho. Serão convidados a participar do seminário representantes de associações de bairro, de escolas, Câmara de Vereadores, sindicatos de trabalhadores, Lions, Rotary, maçonaria e demais representantes da sociedade civil. Abaixo, a ficha completa do evento:


SEMINÁRIO SOBRE A FOME - UM TRIBUTO A JOSUÉ DE CASTRO

Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante, em Garanhuns, no dia 18 de junho de 2003.

9:30 Abertura

12:00 Almoço

13:15 Filme documentário - Josué de Castro, Cidadão do Mundo

14:00 Mesa Redonda - Fome e Desnutrição no Nordeste

Coordenador: Dr. Paulo Afonso Bracarence; Ministério de Ciência e Tecnologia Representante Residente da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação; FAO, José Tubino Representante do Instituto Materno-Infantil de Pernambuco; IMIP: Prof. Dr. Malaquias Batista Filho Presidente do Centro Josué de Castro: Tereza Correia Araújo Profa. Anna Maria de Castro Profa. Maria do Carmo Soares de Freitas; Universidade Federal da Bahia, Convidada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia

16:30 Intervalo

16:45 Debate

18:00 Encerramento

19:00 Lançamentos de Livros:
Josué de Castro e outros autores: Josué de Castro e o Brasil (coletânea de escritos sobre Josué de Castro e dois textos inéditos deste autor), Editora Fundação Perseu Abramo, São Paulo, 2003.
Maria do Carmo Soares de Freitas: Agonia de fome, Ed. FIOCruz, EDUFBa, Salvador, 2003.
Josué de Castro: Edição revisada: Homens e Caranguejos, Editora Record, Rio de Janeiro.
Portal da Fome do Prossiga; Yone Chastinet