Garanhuns, 10 de maio de 2003
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Cultura
  Sociedade
  Entrevista
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

CORREIO POLÍTICO

Roberto Almeida


DERROTA

Durante discurso no restaurante Monte Sinai, o deputado Izaías Régis disse que o prefeito Silvino "não é tão ruim administrativamente, mas que politicamente chegou ao fundo do poço". E completou: "O problema do prefeito é que a derrota sua na eleição de 2002 está dentro de casa, sempre que ele se vira está ali, ao seu lado".


NOVOS

No seu discurso na Cohab, Silvino defendeu que Garanhuns abrisse espaço para novos nomes na política. Givaldo Calado, do PPS, e Sivaldo Albino (PSDC), ficaram certos de que o prefeito estava se referindo a eles, que estão de olho na eleição do próximo ano.


DISCURSO

Ao anunciar obras de calçamento na Cohab II, recentemente, o prefeito Silvino Andrade deu o tom da campanha de 2004. "Vocês querem um prefeito que trabalhe, como nós estamos fazendo, ou alguém que só se preocupe em colocar na prefeitura os seus parentes?", perguntou Silvino, numa estocada mais do que clara no seu antecessor, Bartolomeu Quidute.


FRENTE

Tanto Humberto Costa, ministro da Saúde, quanto Fernando Ferro, deputado federal, defendem uma frente ampla em Garanhuns para disputar a prefeitura. O candidato pode ser do PT, mas também de um partido aliado. E já tem gente trabalhando para que o padre Carlos André seja o candidato dessa frente de esquerda, que poderia incluir o PV, o PSC e quem sabe o PSB.


DESISTÊNCIA

O vigário geral da Diocese de Garanhuns, padre Aldo Mariano, deve desistir de concorrer à prefeitura de São Bento do Una, mesmo as pesquisas indicando que hoje ele é o preferido da população para suceder Paulo Afonso.


ADESIVOS

Enquanto Aldo Mariano emite sinais de que pode desistir da disputa em São Bento, padre Jorge, de Águas Belas, já colocou a campanha nas ruas. Carros circulam no Agreste, inclusive me Garanhuns, com o adesivo "Padre Jorge 2004".


DELEGACIA

O prédio da primeira delegacia de polícia da cidade está caindo os pedaços e os funcionários terão de ser transferidos para os fundos da regional. O movimento Amigos de Garanhuns tentará arrumar recursos necessários à reforma da 1ª DP. Ora, daqui a pouco Governo vai servir pra quê? Só para pagar salário de funcionário?


PROMOTOR

Cidade com cerca de 50 mil habitantes, em São Bento do Una o promotor público só vai na cidade uma vez por semana. Isso quando vai. Enquanto isso os processos se acumulam, fato que anda deixando preocupados os vereadores do município.


O SALVADOR

Tem gente da turma do prefeito de Garanhuns achando que poderia haver algum impedimento legal para Bartolomeu Quidute ser candidato a prefeito, em 2004. Aí seria a vez de Izaías aparecer com o discurso de "salvador da pátria".


TRANSFERÊNCIA

Um funcionário do fórum de Capoeiras informou que o ex-deputado federal Carlos Batata já pediu a transferência do seu domícilio eleitoral para a cidade vizinha. Sinal de que vai ser candidato a prefeito, enfrentando Maurílio Rodolfo, o Nenen, que tentará a reeleição.