Garanhuns, 10 de maio de 2003
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Cultura
  Sociedade
  Entrevista
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

COLUNA DE ULISSES

Ulisses Pinto


Genaro Braga - Mesmo contrariando alguns setores do PT, o Dr. Genaro Braga, conceituado médico de Garanhuns, onde foi vereador em três legislaturas, tomou posse no dia cinco, no Recife, como superintendente do INSS do Estado, falando na ocasião a centenas de pessoas, inclusive autoridades.

Para esta cidade e região, foi ótimo já que o médico urologista sabe da problemática em assuntos da previdência.

Ele é evangélico e foi indiciado pelo deputado federal Francisco Olímpio da sua religião, tendo os beneplacidos do PSB de. Miguel Arraes.

O PSB é aliado do Governo Lula e este precisa de votos no Congresso para apoiar seus pedidos em prol do país, como é o caso das Reformas, inclusive a da Previdência. O PT em alguns pontos, tem divergências com Lula, principalmente com os servidores aposentados que, agora, irão descontar 11% para a previdência, menos os que tem proventos pequenos. Lula, está certo e o seu partido precisa ir se acostumando em ser governo...


Reformas - Lula já tem todos os governantes acima de tendências política para aprovar as reformas Previdenciária e Tributária. 80% dos brasileiros aprovam. Há um pequeno grupo que é contra. O dos servidores públicos (níveis médio e alto). Mas não vai pesar na balança na votação da Câmara e no Senado. Estamos ao lado dessas reformas e tudo faz indicar que serão aprovadas no segundo semestre deste ano ou no começo de 2005.


Maria Siqueira - Publicaremos na edição vindoura, trechos de uma carta da amiga e parenta Maria José Siqueira, de Brejão, endereçada a este colunista. É sobre sua viagem a Brasília a fim de assistir a posse de Lula. Missiva fala de Roberto Almeida, diretor deste jornal, Marlos Duarte, Fidel Castro, Arraes, Samuel Salgado (Angelim), Zé da Luz, prefeito de Caetés, dentista Emília, esposa do grande amigo do Dr. Arraes, Marlos, fotógrafo Hélder Carvalho, dra. Gláucia, radialista Marcos Cardoso e o ex-prefeito de Brejão, Josa Cadengue e do próprio Lula.


Caxias - No dia 25 de agosto, o exército vai comemorar o bi-centenário de nascimento do Duque de Caxias, patrono do exército.

Segundo informou o coronel Maurílio Melo, Cmt do 71º B I Mtz, haverá um concurso no país para a classe estudantil. O assunto é a vida do marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o qual nasceu na então Vila Estrela, no Rio de Janeiro a 25/08/1803. Caxias, o unificador do Império, o vencedor da Guerra do Paraguai e de outros embates, ministro, estadista, encarna o espírito do Exército sendo considerado o espelho vivo da nossa nacionalidade.

Breve o nosso Batalhão Duarte Coelho receberá instruções sobre o assunto e entrará oficialmente com detalhes com órgãos educacionais desta cidade, haja vista que as classes armadas, inclusive a força terrestre, fazem parte das nossas instituições e do próprio povo brasileiro.


Sugestão - O recente Centro de Saúde (Ceplan), dirigido pelo Dr. Jesuíto Bernardo de Araújo, inaugurado há dias nesta cidade (av. Dr Jardim, 272 - Bairro Aluísio Pinto), bem que poderia ter o nome do médico Fernando Pires, recentemente falecido. Ele foi um devotado amigo de Garanhuns, ex-aluno do nosso "Diocesano". Ivo Amaral recebeu o seu título de "Cidadão de Garanhuns", dado pela Câmara, pois o mesmo estava doente no Recife. Outras homenagens da classe médica foram tributadas a ele.

É uma sugestão merecida ao filho de Arcoverde, mas que viveu aquí os grandes anos de sua vida como médico, secretário de saúde (gov de Ivo), homem do Rotary e casado com a Sra. Fernanda Pires, esse "Anjo da Guarda" do querido ginecologista falecido no dia 26 de março do ano em curso, no seio de seus cultos familiares.