Garanhuns, 26 de abril de 2003
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Cultura
  Sociedade
  Entrevista
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

CORREIO CULTURAL

Carlos Janduy


Jesus Alegria dos Homens: mais uma temporada de sucesso

A temporada da Paixão de Cristo do Alto do Magano, que acontece há 13 anos, mais uma vez correspondeu às expectativas de sua diretoria, que a cada ano, mesmo em meio as dificuldades, vem viabilizando o espetáculo, procurando sempre as melhorias possíveis, para elevar ainda mais esta peça, que já está consolidada e, sem sombra de dúvidas, é um um marco indelével na história das artes cênicas de Garanhuns e região.

Graças ao empenho de todos que fazem o Jesus Alegria dos Homens e o imprescindível apoio de alguns parceiros de nossa cidade, a "arte a serviço da fé" conseguiu atingir este ano, merecidamente, o sucesso dos anos anteriores.

O fundador e diretor artístico da peça, Gerson Lima, fez a seguinte avaliação sobre a temporada deste ano:

"Mais uma vez o espetáculo Jesus Alegria dos Homens arrebatou do grande público os melhores votos de parabéns. A cada ano, a encenação de nossa Paixão de Cristo, firma-se na aceitação popular, enquanto evento da Semana Santa.

Com exceção da quinta-feira, quando foi extremamente necessário suspender a apresentação da peça naquela noite, devido as fortes chuvas, os outros dias da temporada manteve um ótimo público.

Para a diretoria, mesmo com as dificuldades já conhecidas de todos os anos, para viabilizar o espetáculo, pois a liberação de apoios individuais não é nada fácil, valeu à pena todo o trabalho realizado, porque, mais uma vez, prevaleceu, a credibilidade administrativa, tão indispensável para a realização de um projeto como este".

Já Jefson Fitipaldi, um dos diretores de produção, disse que assim que terminou a temporada deste ano, de imediato, toda a diretoria já se organiza para começar a desenvolver todo um trabalho, visando as apresentações do próximo ano.

Este ano, a apresentação da quarta-feira, no horário das 18 horas, voltada principalmente para pessoas idosas e estudantes, foi uma ótima idéia. Os Colégios Diocesano, Monsenhor Adelmar e São José tiveram uma participação muito especial no evento, ao levarem um bom número de alunos para assistirem ao espetáculo. O SESC Garanhuns também marcou presença no Alto do Magano, um grande grupo de crianças e da chamada terceira idade.

Por falar em terceira idade, a temporada deste ano de Jesus Alegria dos Homens, foi dedicada ao Sr. Emanoel Tenório, ex-integrante do elenco.


Paixão de Cristo, em Alagoas, dirigida por teatrólogo garunhense, alcança grande sucesso

A Paixão de Cristo de Palmeira dos Índios, que teve direção geral do garanhuense Julierme Galindo, foi destaque nos principais jornais do Estado de Alagoas. O espetáculo teatral, intitulado Jesus, Rei dos Judeus, foi apresentado com grandiosidade, na Serra do Goiti e teve como principal objetivo, fomentar o turismo de forma geral naquela cidade.

Graças ao total apoio da Prefeitura Municipal, Julierme Galindo conseguiu, através de 80 pessoas no elenco e 27 cenas, fazer um belíssimo espetáculo, sensibilizando o público que prestigiou o evento e aplaudiu as apresentações, feforosamente.

Este ano, um ator índio interpretou Jesus e uma mulher negra fez o papel de Maria. Para a atriz Melina Vasconcelos, a Paixão de Cristo de Palmeira dos Índios levou ao público um Deus próximo da realidade, resgatando as tradições culturais da região, dando voz aos discriminados. "Quando encenamos a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, lembramos que Ele lutou contra as discriminações; por isso, optamos em fugir do tradicional. Em vez de Jesus loiro e de olhos azuis, colocamos um índio que luta pela terra, pela vida", explica Melina.

Parabéns ao Julierme pelo excelente desempenho como diretor, não só em Palmeira dos Índios, como em Bom Conselho, onde também proporcionou um grande espetáculo. Esperamos que você seja melhor reconhecido em sua terra.


Produção Literária

Em breve, o jornalista Roberto Almeida estará lançando o seu terceiro livro, intitulado Na Terra do Presidente. Após o sucesso de vendas de Um Repórter na Cidade das Flores, ele nos brinda agora com mais uma obra que certamente agradará aos amantes da boa leitura.

São 16 contos envolvendo fortes personagens, tendo como palco principal a cidade de Garanhuns.

Já sinalizaram apoio a esta nova publicação de Roberto Almeida, o Serviço Social do Comércio de Garanhuns, os Colégios Diocesano e Santa Joana D'arc e as Prefeituras de Caetés e Garanhuns.

Quem também está para lançar um livro é Aderbal Alexsandro Pincho Monteiro. Trata-se de um cuidadoso relato de experiências vividas pelo autor, que busca levar ao leitor uma forte mensagem e também a quem precisar, uma leitura de auto-ajuda.

A obra, intitulada Fantasmas Paradoxais no Sol Nascente, já está concluída e deverá entrar na gráfica no próximo mês.