Garanhuns, 12 de abril de 2003
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Cultura
  Sociedade
  Entrevista
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

CORREIO POLÍTICO

Roberto Almeida


APROVEITADOR

Ligadíssimo ao ex-governador Miguel Arraes e um dos responsáveis pela reorganização do PSB no Estado, o ex-vereador Marlos Duarte bateu duro em Izaías Régis, por ter prestigiado Jarbas em Saloá. "É um aproveitador, que está querendo aderir ao governo", disse ele.


ELOGIO

Enquanto Marlos critica, o governador Jarbas Vasconcelos é só elogios a Izaías. Tanto que, no dia em que compareceu ao "Governo nos Municípios", em Salóa, encheu a bola do deputado do PSB e deixou o prefeito Silvino constrangido.


CANDIDATO

O namoro de Jarbas e Izaías pode evoluir para uma candidatura do deputado à prefeitura de Garanhuns, em 2004. Neste caso, com total apoio do Palácio das Princesas. Se isto acontecer, como ficará Silvino?


SALÁRIO

A cúpula do PFL criticou o aumento do salário-mínimo de 40 reais dado pelo presidente Lula. O ano passado, quando FHC reajustou o salário em oito reais os cardeais do partido ficaram calados.


GIVALDO

Depois de andar meio sumido do noticiário, o vereador Givaldo Calado resolveu ocupar novamente a mídia. Como não tem interesse em voltar à Câmara tentará emplacar seu nome na disputa pela sucessão de Silvino, no próximo ano. O proprietário do Hotel Palace tem fama de bom administrador.


CRÍTICA

O vereador Aldemiro Aquino disse que a Câmara é subserviente ao Executivo. O ex-vereador Eraldo Caxiado assinou embaixo. Já o presidente da Casa Raimundo de Morais, Sivaldo Albino, parte em defesa do Legislativo, que segundo ele tem atuado com independência defendendo os interesses dos moradores de Garanhuns.


CULTURA

O prefeito Silvino Andrade prestigiou o Encontro de Cultura promovido pelo Sesc Garanhuns e reiterou que vai doar o terreno para construção do Centro de Convenções na cidade. Silvino também tem apoiado a publicação de livros de escritores locais.


POBREZA

Os dados são do Governo de Pernambuco: os municípios mais pobres do Agreste Meridional são Caetés, Capoeiras, Lagoa do Ouro e Saloá. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) desses lugares, segundo a Secretaria de Planejamento do Estado, está lá embaixo.


RIQUEZA

Os municípios que estão em melhor situação, no Agreste Meridional, são Garanhuns, Lajedo e, surpreendemente Venturosa. O IDH é feito levando em contas fatores como mortalidade infantil, atendimento na área de saúde, educação, etc.


GARANHETA

O ex-prefeito Ivo Amaral recebeu telefonemas e cumprimentos pessoais pelo seu artigo no último número do Correio Sete Colinas, defendendo a Garanheta, criada em sua segunda administração. Com a bandeira o carnaval fora de época da cidade, do Festival de Inverno e de muitas obras realizadas em dois governos, Ivo quer disputar a prefeitura outra vez, em 2004.


PSB

Dois deputados estaduais eleitos pelo PSB, Aglailson Júnior e o pastor Collins, deixaram o partido de Miguel Arraes. O próximo a abandonar o barco socialista será Izaías Régis, que deve seguir o caminho indicado por Armando Monteiro. Para moralizar esse troca-troca de partido só tem uma solução: estabelecer a fidelidade partidária no País.