Garanhuns, 1º de março de 2003
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Entrevista
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

CORREIO POLÍTICO

Roberto Almeida


DESPISTAR

Um experiente político de Garanhuns acha que o prefeito Silvino Andrade está apenas querendo despistar, quando deixa vazar para o jornalista Inaldo Sampaio, do Jornal do Commercio, que padre Carlos André seria eleito por aclamação, caso fosse candidato.


DESPISTAR II

A desconfiança desse político faz sentido. Pois Silvino também faz acenos para as possíveis candidaturas de Luís Carlos da farmácia e Sivaldo Albino, o presidente da Câmara. Nenhum deles, no entanto, seria o seu candidato do coração.


OPÇÃO

A verdadeira opção do prefeito de Garanhuns seria a primeira dama, Aurora Cristina, daí o investimento que vem sendo feito no seu nome, nos últimos dias. Silvino trabalharia com a hipótese de renunciar seis meses antes, dando condições à mulher de disputar o cargo.


IGREJA

Setores conservadores da Igreja, com as bênçãos de Dom Irineu, estão dispostos a apoiar a candidatura do vice Márcio Quirino à prefeitura, caso padre Carlos André insista no seu projeto de disputar a sucessão municipal. O bispo não quer os padres na política, mas ele mesmo, ou os seus, já estão envolvidos no processo da eleição local.


CEDO

Toda essa discussão em torno de nomes para disputar a prefeitura é precipitada. Ainda é muito cedo. Quem pensa assim é o ex-deputado federal José Tinoco, que acompanha com simpatia a movimentação do filho Jorge Branco. Na hora certa, portanto, o ex-secretário de Turismo deve dizer que sua candidatura à sucessão de Silvino é pra valer.


CLÁSSICO

A eleição em Capoeiras, em 2004, deve virar um clássico. Tipo Sport e Náutico. É que Carlos Batata já anunciou aos mais próximos a sua candidatura, devendo enfrentar Nenen, este último disputando a reeleição.


CONVITE

A secretária de Educação do município, Girlane Santana, tomou conhecimento pelo rádio do convite do prefeito Silvino Andrade ao professor Carlos Janduy para dirigir o Departamento de Cultura do município. Pra quem não sabe, a área de cultura hoje está subordinada à Secretaria de Educação.


CANDIDATURA

Girlane, por sinal, é uma forte candidata à Câmara Municipal, em 2004. O prefeito Silvino até que gostaria de ver-se livre dela, como aconteceu com Jorge, mas a força que ela tem junto aos professores intimida o Chefe do Executivo.


MESTRADO

O filho de Bartolomeu Quidute, Albérico, faz um verdadeiro mestrado em política, trabalhando com Izaías Régis na Assembléia Legislativa. Ele acompanha o deputado em toda movimentação no plenário, ficando por dentro de tudo que os parlamentares discutem.


VEREADOR

Albérico Quidute gostaria de ser candidato a vereador, no próximo ano, mas caso o pai seja mesmo o nome do grupo de Izaías para disputar a prefeitura poderá arquivar seu projeto, para evitar ciumeiras.


VAIAS?

Mais de uma fonte garante ao colunista que o prefeito Silvino Andrade e o presidente da Câmara, Sivaldo Albino, não foram vaiados no estádio da AGA, quando entraram no meio da torcida. Adversários dos políticos governistas teriam inventado a vaia, interessados que estão em desgastar os dois para 2004.


MORAL

Pai do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ivan Júnior, o comerciante Ivan Gomes acha que o ex-prefeito José Inácio não tem moral para criticar Silvino, que no seu entender faz uma boa administração na cidade. "Pior do que Zé Inácio em Garanhuns só o governo de Bartolomeu", disse o empresário.