Garanhuns, 1º de março de 2003
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Entrevista
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

CORREIO CULTURAL

Carlos Janduy


Retificação

O projeto O Cantador de Histórias, do radialista Valdir Marino, foi citado nesta coluna, na edição anterior, como O Contador de Histórias. Retificada a vogal que mudou o verdadeiro nome do projeto, aproveito a oportunidade para parabenizar, não só o Valdir Marino, mas também a Rádio FM Sete Colinas, pela nova contratação, reforçando ainda mais a equipe de jornalismo da emissora.


Colégio Monsenhor Adelmar

O antigo Ginásio do Arraial, que hoje recebe o nome do seu fundador, o inesquecível Monsenhor Adelmar da Mota Valença, desde janeiro está com um novo nome na equipe da direção. Após mais de três décadas de serviços prestados à educação de Garanhuns e região, a Irmã Cândida Araújo Corrêa passa o cargo de diretora do CMA à Irmã Joelma Pinto da Silva que está na instituição há sete anos. À frente do Educandário ainda estão a Irmã Maria da Saúde Ramos, ocupando a vice-direção, Irmã Eliane Cordeiro, coordenando os Laboratórios de Matemática, de Ciências, de Informática e a parte esportiva, e a própria Irmã Cândida, supervisionando todo o trabalho, já que continua na direção geral do Instituto Missionárias de Nossa Senhora de Fátima, órgão responsável pelo Colégio Monsenhor Adelmar e de outros estabelecimentos de ensino em várias partes do Brasil.

Segundo a Irmã Cândida, a mudança é importante, já que a mesma passou muito tempo dirigindo o CMA e de um tempo pra cá vem sentindo a necessidade de passar o cargo para uma irmã jovem que possa dar continuidade a nobre missão do Colégio. Como a Irmã Joelma tinha todas as indicações para a direção, então dividimos, em combinação com toda a Instituição, para não ficar tudo acumulado com uma só pessoa.


"Carnaval de todos os tempos"

A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Turismo e Cultura, realizou no Pólo Heliópolis a semana pré-carnavalesca, sob o tema Carnaval de todos os tempos. O secretário municipal Ivan Júnior disse que o objetivo maior do evento é resgatar e reviver os antigos e bons carnavais. Acreditamos que pela programação que foi elaborada, o projeto conseguiu corresponder as expectativas, levando-nos a crer que haverá a segunda edição no próximo ano.

Um dos pontos importantes da festa foi a apresentação primorosa da Banda de Pau e Corda, que na oportunidade comemorou 30 anos de estrada, levando com propriedade a boa música pernambucana.

De parabéns, portanto, a todos que contribuíram com a festa e em especial a quem teve a brilhante idéia de no evento homenagear Maurilinho Matos, grande artista garanhuense, merecedor dos nossos mais fervorosos aplausos.

Quem conhece bem Maurilinho, sabe da sua importância na história musical da Suíça Pernambucana e que essa digna homenagem a ele prestada é o mínimo que ele pode receber como prova de reconhecimento a tudo que ele representa para nós.

Que outros grandes valores da nossa terra, em outras oportunidades, possam ser lembrados e homenageados, principalmente em vida, como aconteceu com Maurilinho.


Programação de Carnaval do SESC

Inicia hoje a programação especial do Serviço Social do Comércio - SESC, que vai até à terça-feira de Carnaval. A animação será no Parque Aquático com música ao vivo, almoço regional, lanches, brincadeiras na piscina e orientação preventiva às doenças sexualmente transmissíveis e insolação. A gerente do Centro de Atividades, professora Graça Carneiro, espera repetir a dose do ano passado que, segundo ela, foi bastante animado.

Portanto, aí está uma boa opção pra quem gosta da folia de Momo e não vai sair de Garanhuns.


CD de Karla será lançado depois do Carnaval

O lançamento do CD O Porto, de Karla Cybele, será agora em março, provavelmente depois do dia 10.

A bela matéria de Roberto Almeida sobre a intérprete e seu disco, publicada na edição passada deste periódico, provocou uma grande expectativa em pessoas que apreciam a verdadeira música popular brasileira. Com isso, Karla espera contar com um bom número de pessoas no dia do lançamento.


Diocesano promove Encontro Pedagógico

Nos dias 4, 5 e 6 de abril próximo, será realizado em Garanhuns, o I Encontro Pedagógico dos Colégios Diocesanos do Nordeste. O Gigante da Praça da Bandeira será o anfitrião do evento e já iniciou os preparativos, formando várias equipes que atuarão durante todo o Encontro. Certamente o Diocesano, mais uma vez, estará dando sua efetiva contribuição para todos os colégios irmãos.


"Todo ponto de vista é a vista de um ponto"

"Ler significa reler e compreender, interpretar. Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam.

Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é sua visão de mundo. Isso faz da leitura sempre uma releitura.

A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. Para compreender é essencial conhecer o lugar social de quem olha. Vale dizer, como alguém vive, com quem convive, que experiências tem, em que trabalha, que desejos alimenta, como assume os dramas da vida e da morte e que esperanças o animam. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação".

(Leonardo Boff)