Garanhuns, 15 de fevereiro de 2003
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Entrevista
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

CORREIO POLÍTICO

Roberto Almeida


CODEAM

Somente com a posse, o prefeito de Lajedo, Antônio João Dourado, já conseguiu fortalecer a Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional, Codeam. É que ao assumir a presidência conseguiu trazer para Garanhuns 11 deputados, lotar o auditório da associação municipalista e atrair os holofotes da mídia para a Suíça Pernambucana..


COMENTÁRIO

O radialista Aluízio Alves, que acompanha a política de Garanhuns há muitos anos, disse que nunca viu uma posse na Codeam ser tão concorrida. Sinal de que o prefeito de Lajedo é articulado..


AUSÊNCIA

Ex-prefeito de Garanhuns duas vezes, deputado estadual em duas oportunidades, natural de Lajedo, terra de Antônio Dourado, o ex-prefeito Ivo Amaral não compareceu à solenidade de posse da nova diretoria da Codeam. Esqueceram de convidá-lo..


AUSÊNCIA II

Além da ausência acima citada, faltou também um representante do PT ou da esquerda, na posse de Antônio João. O prefeito de Lajedo, que sempre teve uma postura progressista em sua vida política, poderia muito bem ter tido ao seu lado alguém afinado com o presidente Lula, em quem votou em mais de uma oportunidade. Zé da Luz, único prefeito do PT no Agreste não poderia ter sido chamado a compor à mesa, nesta condição?


CENTRO

O certo é que a solenidade da Codeam terminou por juntar só políticos de centro e da "nova direita" de Pernambuco: Joaquim Francisco, Roberto Magalhães, José Múcio, José Chaves, Silvio Costa, Silvino Andrade, Claudiano Martins, Adelmo Duarte e Armando Monteiro. E nos discursos só o prefeito de Lajedo lembrou do presidente Lula..


SILVINO

O prefeito Silvino Andrade parecia pouco à vontade no dia da posse de Antônio João Dourado. A impressão que passava era que estava doido para ir embora. E terminou saindo antes de começar o coquetel oferecido pela nova direção da entidade..


NENEN

Vice-presidente da nova diretoria da Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional, o prefeito de Capoeiras, conhecido como Nenen, trouxe uma boa comitiva de sua cidade para prestigiar a posse..


BARTOLOMEU

O ex-prefeito Bartolomeu Quidute disse que desautoriza qualquer pessoa de sua "turma" a vincular o nome de padre Carlos André aos padres Djalma ou Ivo Francisco, com intenção de queimar o nome do ex-paróco da Boa Vista. Bartó faz questão de esclarecer que tem um excelente relacionamento com o prefeito de Jupi e acha que o mesmo está fazendo um bom trabalho naquela cidade..


SIVALDO

O prefeito Silvino Andrade tem fortalecido o quanto pode o nome do atual presidente da Câmara de Vereadores, Sivaldo Albino. Alguns acham que o líder peemedebista prepara o parlamentar para ser pelo menos vice de padre Carlos em 2004. E se um acordo com o religioso não for possível por que não pensar em Sivaldo como candidato a prefeito?


JUSTIÇA

O vice-prefeito de Garanhuns, Márcio Quirino, que pediu na justiça uma indenização de quatro mil reais deste colunista, por conta de uma nota publicada nesta coluna, agora ameaça ir às barras dos tribunais também contra o radialista Simão Silva, pela divulgação de uma nota no jornal O Monitor. Frustrado nos seus planos políticos, por conta da briga com Silvino, o vice-prefeito parece querer se vingar nos profissionais da imprensa.


VERDADE

A verdade é que os poderosos só gostam de elogios, afagos, mesmo que sejam falsos. Qualquer crítica ou revelação do seu desagrado já partem para a retaliação. Mas quem tem personalidade, caso do amigo Simão, não pode baixar a cabeça por conta desses saudosistas do tempo da ditadura.


CÂMARA

O presidente da Casa Raimundo de Morais, Sivaldo Albino, está preocupado com a imagem do legislativo local. É que muitos andam batendo demais na Câmara e até um dos vereadores, o pefelista Luiz Taveira, disse numa emissora de rádio que poucos parlamentares efetivamente trabalham. O ex-vereador Giovani Com Amor fez pior, chamou os atuais representantes do povo de parasitas.


DEFESA

Acho que devemos fazer a defesa da Câmara. Claro que ela tem defeitos, como toda instituição, e pode ser melhorada. A imagem do Legislativo, no entanto, deve ser preservada e acredito que a maioria dos vereadores desempenha um papel importante na luta pelas comunidades.


CIÚME

A ciumeira corre solta no secretariado do prefeito Silvino Andrade. Entre João Guido, do Planejamento, e Ivan Júnior, do Desenvolvimento Econômico e Turismo, o resssentimento já se tornou público, com um deles acusando o outro de "querer aparecer".


VAIA

O prefeito Silvino Andrade e o presidente da Câmara Municipal, Sivaldo Albino, assistiram a vitória da AGA diante do Recife, no último domingo. Eles foram às arquibancadas, mas não se sabe porque os torcedores deram uma vaia nos dois.