Garanhuns, 01 de fevereiro de 2003
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Entrevista
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

CORREIO POLÍTICO

Roberto Almeida


CULTURA I

O Governo Federal pensa em valorizar mais o setor de Cultura. Além de colocar no ministério alguém da área, o cantor e compositor Gilberto Gil, Lula pensa em criar uma Casa da Cultura em cada cidade do país.


CULTURA II

No Estado, o governador extinguiu a Secretaria de Cultura, o mesmo acontecendo aqui no município. Em Garanhuns o setor agora está subordinado à Educação. Se com secretaria já se faz pouco pela área, imagine sem.


TURISMO

A Secretaria de Turismo de Garanhuns também foi ou está sendo extinta. O setor ficará subordinado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. E ainda querem dizer que somos um município turístico.


JORGE

O filho de José Tinoco saiu da secretaria de Turismo de cabeça erguida, mesmo tendo sido "fritado" impiedosamente até entregar o boné. Mas quem pensa que o homem desistiu dos seus planos políticos está enganado: continua candidato à prefeitura, agora com mais independência.


O PADRE

Outro que é cada vez mais candidato, de preferência sem o apoio de nenhum grupo político tradicional, é o padre Carlos André. Procurado por Silvino e pelo pessoal do PT, o ex-paróco da Boa Vista hoje está mais próximo do partido de Lula.


RÁDIO

Depois da inauguração da Garanhuns FM, comandada na cidade pelo vereador Givaldo Calado, o deputado estadual Izaías Régis, do PSB, botou na cabeça de colocar uma rádio no município. Justifica que não pode ficar sendo bombardeado por quatro emissoras, três delas ligadas a políticos.


CAETÉS

Acusado pelos adversários de só atuar na zona rural, o prefeito de Caetés, Zé da Luz, resolveu mudar a face urbana do município. Está fazendo uma reforma radical nas praças da cidade, que estão ficando muito bonitas.


IRMÃOS

Três dos irmãos do presidente Lula - Vavá, frei Chico e Jaime - passaram boa parte do mês de janeiro entre Garanhuns e Caetés. Deixaram se ser novidade e circularam normalmente por todo canto. Um observador mais cruel disse o seguinte: "viraram arroz de festa"!


CONVITE

Uma pessoa do governo Silvino, que não estaria sendo devidamente valorizada, pode vir a ocupar a Secretaria de Turismo no município de Gravatá.


DISCURSO

A turma de Bartolomeu já tem um discurso pronto contra padre Carlos. Tenta vincular a imagem do religioso à dos padres Ivo e Djalma, que fazem governos considerados aquém das expectativas em Jupi e Quipapá.


PESQUISAS

Pesquisas internas dos partidos políticos de Garanhuns mostram que os dois candidatos mais fortes na briga pela prefeitura são Bartolomeu Quidute e padre Carlos André.


PRESTÍGIO

A vitória na Ação 10 continua rendendo prestígio a empresária e professora Maria Almeida. A diretora do Colégio Santa Joana D'Arc foi convidada por dois prefeitáveis locais a ser candidata a vice-prefeita do município.


RESGISTRO

Há 26 anos, no dia 31 de janeiro de 1977, Ivo Amaral tomou posse pela primeira vez como prefeito de Garanhuns. E no dia 1º de janeiro de 1989, assumiu pela segunda vez os destinos do município. Agora que Silvino deixou para trás a antiga amizade com José Tinoco, tem gente acreditando que Ivo Amaral poderá ter vez de novo, sendo apoiado pelo atual prefeito em 2004.