RETROSPECTIVA

 

As notícias que marcaram 2002

O Brasil conquista o Campeonato Mundial de Futebol pela quinta vez, o Náutico é bi em Pernambuco e o Santos vence o primeiro título importante em 18 anos. Robinho e Diego relembram os tempos do futebol alegira: Garrincha, Pelé, Coutinho... Foram fatos esportivos que aconteceram no Japão, na Coréia, no Recife e em São Paulo, mas mexeram com os garanhuenses de todas as idades, em todas as classes sociais.

Da mesma maneira, na política um ex-retirante, filho de Caetés quando este município fazia parte de Garanhuns, chega à presidência da República com 52 milhões de votos, 62% do eleitorado optando pelas mudanças. A vitória de Lula, a ascenção do primeiro homem do povo ao poder é comemorada por todo o País, na Suíça Pernambucana com um gosto especial, principalmente pelos primos, primas, tias que lavaram a alma com chegada do petista ao Governo.

Garanhuns, orgulhosa, consciente, dá 70% dos votos a Luiz Inácio.

E ainda na política a terra de Simoa Gomes elege um deputado estadual depois de 14 anos de jejum. Izaías Régis, um homem que veio de baixo, como Lula, arrebenta nas urnas e consegue mais de 43 mil votos no Agreste, mais da metade só em Garanhuns.

Aurora Cristina também tem um votação expressiva, mais de 27 mil votos, mas a legenda não ajuda e a esposa do prefeito fica na segunda suplência da coligação formada pelo PMDB, PFL, PSDB e outro partidos.

Jarbas, com um governo bem avaliado pela população, a BR-232 quase pronta, é reeleito com facilidade, 800 mil votos à frente de Humberto Costa, que, no entanto, surpreende em Garanhuns com uma vitória estrondosa: 8 mil votos na frente do governador.

Foram boas notícias em 2002. A prefeitura fez sua parte, pelo menos no centro, construindo um pátio de eventos decente, consolidando o Pólo Heliópolis, inaugurando praças, reformando a Rui Barbosa, investindo no Festival de Inverno e na Garanheta, tornando a cidade cada dia mais bonita.

Mas tivemos coisas tristes também para divulgar. Em fevereiro, no dia do aniversário da cidade, um casal de idosos foi assassinado barbaramente na Avenida Rui Barbosa. Em agosto, perdemos Monsenhor Adelmar, símbolo do Colégio Diocesano e da Educação no município.

A morte, contudo, é inevitável e Monsenhor Adelmar cumpriu bem sua missão. O ano que termina, no final das contas, tem um saldo positivo e resta-nos torcer para que 2003 tenha tantas notícias boas quanto 2002. De preferência sem a inflação que voltou a atormentar os brasileiros, como no passado recente.

Confira, abaixo, as principais notícias do CORREIO SETE COLINAS durante este ano:

 

Presídio gera polêmica

Logo no início de janeiro o Correio informa a população da cidade que o Governo do Estado está construindo um presídio feminino no bairro da Várzea. A sociedade se mobiliza, diz não à penitenciária, mas o Secretário de Justiça do Estado bate o pé e prossegue com a obra, que termina virando mote na campanha eleitoral.


Silvino organiza festa

O prefeito Silvino Andrade organiza a festa de aniversário de Garanhuns, no dia quatro de fevereiro. Um show de mestre Salustiano, no Pólo Heliópolis, e a inauguração de um parque infantil, no Parque Euclides Dourado fazem parte da programação. De quebra ainda tem futebol de areia na praça Guadalajara e reinauguração do Palácio Celso Galvão e do Espaço Cultural Luís Jardim, no centro da cidade.


Irmãos Cardoso são assassinados

No dia do aniversário da cidade, empanando a programação organizada pela prefeitura, os irmãos Antônio Manoel Cardoso de Oliveira, 65, e Luizete Cardoso de Arruda, 78, são mortos por asfixia no casarão de nº 671 da Avenida Rui Barbosa. O crime, praticado por Eduardo e Roberto Barbosa, presos graças ao trabalho do Ministério Público e do delegado Jorge Cordeiro, choca à população do município.


Prefeito tira nome de Aurora

Em fevereiro o prefeito Silvino Andrade retira a candidatura de sua mulher, Aurora Cristina, à Assembléia Legislativa do Estado. O vice-prefeito do município, Márcio Quirino, passaria a ser a "bola da vez". Este, no entanto, não chega a um acordo para fazer a campanha e desiste, perdendo uma ótima oportunidade de fazer o seu nome politicamente. O prefeito e o vice terminariam rompendo numa briga que chegou aos tribunais e aos jornais da capital.


Jarbas anuncia barragem

Em março o governador Jarbas Vasconcelos anunciou o investimento de R$ 14 milhões para a construção da barragem do Cajueiro, obra capaz de resolver o problema de abastecimento d'água do município durante muitos anos. Já depois da eleição de outubro, mesmo derrotado em Garanhuns, o governante assinou a ordem de serviço para que a obra fosse iniciada.


AGA estréia com vitória

No início de abril a AGA fez a sua estréia no Campeonato Pernambucano, derrotando o Porto, no Gerson Emery, pelo placar de 1 a 0. Mesmo sem repetir a campanha de 2001, alvinegro garanhuense fez bonito no estadual, dando trabalho aos grandes como Sport, Náutico e Santa Cruz. A Associação Garanhuense de Atletismo termina o ano cheio de problemas e ameaçado de ficar fora do Pernambucano de 2003.


Garanheta é sucesso total

A Garanheta 2002, realizada em maio, é sucesso total, apesar do pessimismo de muitos. Somente no primeiro dia da festa, no dia três, um público calculado em 10 mil pessoas foi à avenida, dançar ao som do grupo Bom Balanço e do cantor Elifas Júnior.


Penitenciária é instalada às escondidas

A cadeia da Várzea, manchete na primeira edição do ano, é instalada às escondidas pelo secretário de Justiça do Estado, Humberto Vieira. O presídio é ocupado por seis detentas à meia noite do domingo dia 12 de maio, gerando uma série de protestos da população. Numa entrevista a Rádio Sete Colinas, o auxiliar do governador chega a ironizar com os movimentos anti-presídio.


Garanhuns vive clima da Copa

Garanhuns vive intensamente o clima da Copa do Mundo de junho. Cada jogo do Brasil vira uma festa, a venda de televisores e em lojas como Ferreira Costa e Pérola triplica e os torcedores acompanham as partidas até de madrugada. Na final, com a conquista do penta em cima da Alemanha, a cidade é só alegria.


Jéssica recebe prêmios

Uma menina de apenas oito anos de idade, residente no bairro do Mundaú, um dos mais pobres de Garanhuns, é levada ao programa de Gugu Liberato, no SBT. A garota conta sua vida de catar latinhas para ajudar a mãe e recebe um caminhão de prêmios do apresentador. Até uma boa casa para morar Jéssica Vieira recebe, juntamente com móveis, geladeira, televisor colorido, bicicletas e bonecas. A menina e familiares estiveram em São Paulo, no meio do ano, mas a entrega final dos prêmios aconteceu há poucos dias.


Cidade Negra brilha no Festival

No XII Festival de Inverno, em julho, quem brilhou foi a banda carioca Cidade Negra, que fez o melhor show do FIG, segundo a imprensa local. Outros que agradaram, na movimentada festa promovida na Suíça Pernambucana foram o grupo Roupa Nova, o romântico Fagner e o Quinteto Violado. A roqueira Rita Lee decepcionou a muitos fãs e não agradou nem quando pediu votos para Lula.


O adeus ao Monsenhor Adelmar

No dia oito de agosto morre o Monsenhor Adelmar da Mota Valença, símbolo da educação e do Colégio Diocesano de Garanhuns, do qual foi diretor durante 44 anos. Uma multidão acompanhou o sepultamento e tanto durante o cortejo, na Avenida Santo Antônio, quanto na hora do enterro, na Catedral, muitos como o ex-prefeito Ivo Amaral, o vice-prefeito Márcio Quirino e o senador Carlos Wilson não conseguiam conter o choro.


Lula lidera pesquisa

A partir de agosto a política toma conta da cidade e uma enquete feita pela Bluenet mostra pela primeira vez Lula como o candidato preferido pelos garanhuenses. Na época o petista tinha 54% contra 35% de Ciro Gomes, mas no final o ex-torneiro mecânico chegou aos 70% e Serra ficou em segundo.


Desfile é esvaziado

A cada ano que passa o desfile do dia sete de setembro em Garanhuns fica mais esvaziado. Em 2002, desfilaram apenas escolas municipais e estaduais e até o 71 BI foi à Avenida sem a patrulha motorizada. Mesmo assim muita gente esteve no centro da cidade para prestigiar a festa da Independência.


Consulte prevê eleição

O Correio publica uma pesquisa encomendada ao Instituto Consulte, que prevê vitória de Lula, Jarbas, Carlos Wilson, Izaías Régis e Armando Monteiro na votação de Garanhuns. Os números desagradam a turma do prefeito, mas são confirmados nas urnas. Humberto, que no levantamento da Consulte realizado em meados de setembro já tinha um percentual surpreendente, vira na reta final graças à vinculação com Lula e Izaías.


Correio tem edição extra

No dia nove de outubro circulou edição extra do Correio Sete Colinas com o resultado do primeiro turno da eleição. Izaías Régis foi eleito deputado com 43. 367 votos, quebrando um jejum de 14 anos. A primeira dama do município, Aurora Cristina, obtém 26.479 votos, mas a legenda alta do PMDB a deixa na segunda suplência.


Gonzaga canta PT

Lula vence a eleição na cidade das flores, em Pernambuco e no Brasil. O feito do petista é festejado em cordel pelo poeta popular Gonzaga de Garanhuns. Parentes de Lula fazem foto histórica no centro da cidade e agora no final de dezembro seguem em caravana para Brasília, onde vão assistir a posse.


Seca castiga o Agreste

Quinze prefeitos do Agreste Meridional se reúnem na Codeam, em novembro para discutir a questão da seca, que atinge diversos municípios. A situação é particularmente grave em Capoeiras, Caetés e Venturosa.


Criminalidade em alta

Somente até o final de novembro 163 assassinatos são praticados na região do Agreste Meridional. Garanhuns registra 50 homicídios e mesmo cidades pequenas como Saloá e Capoeiras tem altos índices de violência. Em Águas Belas e Canhotinho são 12 crimes de morte, cada, até o dia 26 de novembro.


Museu é ampliado

O museu de Cultura Latino Americana de Garanhuns, com um acervo de duas mil peças, ocupa mais um andar do Shoppin Brasil, na Avenida Santo Antônio. Onze países do continente estão representados no espaço, que tem muitas obras também de artistas locais. As estátuas de Dominguinhos, Monsenhor Adelmar e as peças da Ceia Larga (quando concluída será a maior do mundo) são destaques.


Festas de Natal e Ano Novo são na Guadalajara

Depois de dois anos sendo realizadas no Parque Euclides Dourado, as festas de Natal e Ano Novo passam para a Esplanada Cultural Guadalajara, que está quase concluída. Além desse destaque da edição 85, considerada uma das melhores do ano, uma reportagem mostra a humanização do presídio da Várzea, com o nascimento dos bebês Heitor e Tamires. O Correio da primeira quinzena de dezembro traz ainda mensagens pelo aniversário do padre Carlos André, que aparece numa foto cumprimentando o papa João Paulo II.