COLUNAS

 

COLUNA DE ULISSES

Ulisses Pinto


BOM PASTOR - O antigo préedio do Bom Pastor teve na manhã do dia 19 do corrente, na parte onde existia há anos a capela, completamente restaurada com a primeira missa celebrada pelo bispo diocesano D. Irineu Roque Scherer.

Na oportunidade, o público presente, autoridades, tendo à frente o prefeito Silvino Duarte, viu a maquete do futuro prédio para o novo Centre Tecnológico da nossa bacia leiteira. Não resta dúvida que esta cidade terá, até 2004, um surto desenvolmentista com jovens estudando e fazendo provas para o preparo de tudo que diz respeito ao leite, seus derivados, segundo o dr. Cládio Marinho, secretário de Desenvolvimento do Estado que representou o governador Jarbas Vaconcelos, na solenidade.

Quando este jornal estiver circulando, qualquer pessoa poderá observar a maquete no Palácio Municipal Celso Galvão, segundo informou a este colunista o dr. João Guido, secretário de Planejamento deste município, pessoa que admiramos pela sua capacidade, pelo seu trabalho edificante. Ele é sobrinho do dr. João Inocêncio, atual presidente da Câmara.

O governo da União (atual) e o Estado, de mãos dadas, darão a nossa cidade um Centro que irá dar progresso neste setor da bacia leiteira não só do Agreste, mas em todo o Estado. Por força dos acordos, o futuro Governo vai continuar com o trabalho, até o seu término.

Fomos sabedores que muitas pessoas choraram de contentamento durante a santa missa. O Estado, o Município, a Diocese Iniciaram essa luta que será de bom proveito também para os proprietários que lidam com o gado leiteiro. Breve escreveremos outras notícias sobre o Centro Tecnológico.


RUI BARBOSA - A avenida Rui Barbosa, na noite do aludido dia, foi restaurada pela atual administração Silvino Duarte, tendo falado sobre essa obra, o prefeito, o presidente da Câmara, João Inocêncio, João Guido e de outras pessoas. O Frei Joaquim, fez a solenidade religiosa, com sua bondade e com o seu "carisma".

Por fim, foi inaugurado pelo prefeito, pela primeira dama sra. Aurora Cristina Duarte e pelo presidente do Poder Legislativo, um marco alusivo sobre a restauração da av. Rui Barbosa entre o seminário São José até a Praça dr. Tavares Correia. Ficou bonita a av. Rui Barbosa, com suas flores, pedras apropriadas, calçadas. O povo presente aplaudiu mais essa obra que contou com secretários, vereadores, e servidores municipais. Após, a Câmara ofereceu um coquetel na AGA para os presentes.


POLITICAGEM - O prefeito, na sua fala, na "Rui Barbosa", em Heliópolis disse que sempre fez política e "não politicagem barata, caluniosa como na campanha passada", entre alguns de seus adversários a ponto de até criar impecílios de Lula não poder ir visitá-lo na prefeitura como estava acertado.


AURELIANO - Recentemente, houve comentários favoráveis na Rádio Marano (jornal falado a cargo de Roberto Almeida), pelo prêmio recebido entre outros, pelo tenente coronel da nossa Polícia Militar Ricardo Aureliano de Barros Correia, que já comandou o 9º BPM, com sede nesta cidade.

Ricardo é nosso amigo desde criança. Morou na rua Nogália Lima, no bairro das Boa Vista. É garanhuense. Filho do distinto casal Geraldo Aureliano - Teresinha Wanderley Correia. Ele técnico de rádio e televisão e ela, dona de casa. Hoje, o casal reside na capital do estado.

O ilustrado militar que tem curso superior de polícia que terminou em 1997, foi orador da turma, no Recife. Fomos convidados a assistirmos a grande solenidade. Ele, no Cmdo. do Btl Arruda Câmara defendeu de viva voz a saída da aludida Corporação para um novo quartel, como manda a atual Constituição do Estado (Disposições Transitórias). Ele mereceu a comenda José Gregori, por defender os Direitos Humanos. Esse prêmio "tem por objetivo valorizar e elevar a auto-estima do policial, melhorando consequentemente o relacionamento e confiança entre a Polícia e a população". A solenidade contou com a presença do embaixador do Brasil em Portugal, no Palácio do Governo no dia 10 deste mês tendo comparecido militares das polícias civil, militar e federal. É, pois uma honra para Garanhuns, ter um brilhante oficial superior receber entre delegados da polícia de carreira o referido prêmio. A dra. Olga Câmara, chefe da Polícia Civil fez magistral discurso afirmando que era também uma homenagem ao embaixador José Gregori "que é o único brasileiro detentor do prêmio de direitos humanos da ONU, concedido a cada cinco anos, a personalidades que se destacaram nessa luta. Por isso, nada mais justo do que homenageá-lo dando ao prêmio o seu nome. O governador Jarbas Vasconcelos esteve presente, entre outras autoridades na grande honraria. "Solenidade inédita que aconteceu no Palácio do Campo das Princesas", como disse em manchete o Diário de Pernambuco.

O filho de Garanhuns, ten cel. Ricardo Aureliano com seus genitores, moram numa casa vizinhos a casa dos nossos sogros já falecidos.

Esta coluna, hoje, é dedicada ao grande amigo que tem cursos os mais diversos até de eletrônica. É simples, bom chefe de família. Tem capacidade e espera que o Monte Sinai seja para fins de turismo, de cultura e de educação e nunca para ser quartel de polícia, como preceitua a Constituição de Pernambuco. É em suma, um grande civil-soldado em continência à Lei!


CARTA RECEBIDA - Em face de um comentário nosso sobre a jovem Rosângela Cantalice, na última edição residente no Recife, ela agradece numa extensa carta, o tal comentário. Diz que não é universitária e sim Assistente Social formada e que o "Rapaz Moreno" chama-se Maurício José da Cruz Júnior, é contador de uma das maiores construtoras do nosso estado e um profissional de grande destaque e capacidade gerencial na sua área". Afirmou que ele é viúvo e também um dos poucos jovens que vive a espiritualidade profundamente e procura evangelizar por todos os lugares que passa. "Somos grandes amigos, considero-o como um irmão e agradeço a Deus por ele ser todo especial como é".

Ela agradece o nosso trabalho a respeito assim como nos demais eescritos, remetendo para o colunista as revistas "Brasil Cristão" e "Canção Nova". De coração, agradecemos sua bondade. Ela pede para este colunista ler a Bíblia Católica. Temos a prostestante...