COLUNAS

 

COLUNA DE ULISSES

Ulisses Pinto


SALÁRIO MÍNIMO - Não se sabe ao certo, qual será o novo "mínimo". FHC através do novo Orçamento da União pediu apenas 11 reais. Mas, a maioria do PT deseja no mínimo, 240,00.

O presidente que ultimamente está "camarada" de Lula, afirmou que "agora no governo, os petistas vão ter que votar contra projetos que apresentaram no passado". FHC sobre os salários disse: "se Lula quiser aumentar o salário-mínimo para 240,00 como defende a maioria da bancada petista no congresso, terá que tirar recursos das emendas dos parlamentares, deixar de fazer estradas ou reduzir as verbas para a educação". Como se observa, a "coisa"é complicada e além disso, os problemas serão muitos, em início de qualquer governante.


MÁRCIO QUIRINO - por força de uma "liminar", o atual vice prefeito Márcio de Barros Quirino, voltará a ocupar seu antigo gabinete da prefeitura. A juiza de Direito, Maria Duarte Rolim, concedeu a "liminar. Há comentários, porém que o executivo vai colocar o gabinete de Márcio noutro local, perto do parque Euclides Dourado.

Como se sabe, o prefeito Silvino Duarte, no mês passado, mandou desocupar o tal gabinete do seu companheiro de partido Dr. Márcio. Se achando com o direito de confirmar no Palácio Celso Galvão, o vice, ganhou a contenda na Justiça. Na vindoura eleição, o povo fará seu julgamento ante estas contendas políticas de Garanhuns.

O Dr. Silvino, deveria ter consultado o advogado deste município (Dr. Clinio), antes de tomar a decisão, salvo melhor juizo.


JULE SPACH - O antigo Diretor do Colégio Presbiteriano XV de Novembro, agora é Cidadão Honorário de Garanhuns, por proposta justa, oportuna e de grande valor do vereador Givaldo Calado.

Por motivo de doença da esposa do prof. Jule C Spach, onde reside o casal, nos estados unidos, o Dr. Urbano Vitalino de Mello Filho, um dos grandes juristas de Pernambuco e ex-aluno desse colégio que irá completar 102 anos de existência no dia 15 do andante, recebeerá a honraria por parte do Poder Legislativo numa reunião solene no Salão Nobre do Educandário sob a presidência do Dr. João Inocêncio. Nesta ocasião, pelas 19:30h, no dia 14 do corrente, a mesma Câmara fará a entrega ao pastor e diretor do Quinze de Novembro, Edson Dantas, que segundo os vereadores, tem serviços prestados à Garanhuns, do outro título de cidadania.

Na qualidade de "ex-aluno honorário" do querido educandário, estaremos presentes nas duas solenidades onde deverão comparecer grandes figuras do "celeiro de sincero amor / construindo pela fé e com valor / Ao QUINZE SAUDAI".


JARBAS - O aumento de 60% para o governador e vice e 17% para o secretariado, proposto pela Assembléia Legislativa em obediência a preceito constitucional, Jarbas Vasconcelos nem sancionou e nem vetou o tal aumento, aprovado quase por unanimidade. Por isso, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Romário Dias, promulgou como manda dispositivos legais. Esse Jarba é sabido demais.


É DO NÁUTICO - Segundo o jornalista e dirigente do caderno social do Diario de Pernambuco, Lula é torcedor do nosso Náutico. Durante o debate entre ele e Serra, na TV Globo, o garanhuense estava com a "gravata alvirubra". A nota foi de João Alberto, que será homenagerado, entre outros, na "Noite das Personalidades", festa de Kitty Lopes.


TORCENDO - Estamos torcendo para Lula nomear o médico pernambucano Humberto Costa como ministro da Saúde. Quando ele dirigia, há anos, a colônia Vicente Gomes de Matos, em Barreiros, era considerado pelos servidores e pacientes como a maior figura humana que já passou por aquela entidade.

Fernando Ferro, reeleito deputado federal, é outra figura que daria certo para presidir a CHESF. Ele tinha cargo lá e sabe demais do seus problemas. Tem capacidade e é natural deste Agreste (Bom Conselho).


PARENTES - Depois da vitória de Lula, é grande o número de pessoas daqui, Caetés e São Pedro que dizem ser parentes do homem mais festejado do Brasil. Mas quando o "homem" perdeu, no pleitos passados, eram poquíssimos seus parentes...


FALADOS - Para a eleição vindoura de prefeito, vice-prefeito e vereador, eis os "falados, comentados para ocupar o Palácio Celso Galvão (será preciso gastar muita "gaita" também para vencer): Jorge Branco, Almir Penaforte, Pe. Carlos, Luiz Couto, Márcio Quirino, João Guido, Bartolomeu Quidute, João Inocêncio, Ivo Amaral, Moisés Braga, Audálio Filho, Givaldo Calado e, quem sabe, Izaías Régis, Zé da Luz, Fernando Ferro e Paulo Camelo.

Dentre as mulheres, são cotados os nomes de Roseana Quidute, Aurora Cristina e Maria Emília Valença.