COLUNAS

 

CORREIO POLÍTICO

Roberto Almeida


PESQUISA

A pesquisa da Consulte, realizada em meados de setembro, e publicada no último número do Correio Sete Colinas, repercutiu na cidade durante pelo menos 15 dias. Uns aceitaram o resultado, outros não. Pesquisa é assim, quem está na frente acredita, quem está atrás duvida. E outra coisa: pesquisa registra um determinado momento e política é como nuvem, está sempre mudando.


ROMÁRIO

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Romário Dias, tem pesquisas internas que confirmam os números da Consulte. Segundo ele as candidaturas de Aurora e Izaías têm percentuais parecidos na espontânea e na estimulada, enquanto o seu nome cresce na pesquisa estimulada. Assim, o dirigente do Legislativo será mesmo o terceiro em Garanhuns, obtendo entre 1.200 e 2.500 votos.


PREVISÃO

Mesmo errando algumas vezes, o experiente vereador Liberato Costa Júnior, do Recife, é sempre chamado a prever os resultados das eleições. Para este ano, o parlamentar da capital já fez as suas apostas e deu Izaías Régis como eleito (primeiro do PSB) e Aurora Cristina como uma candidata que disputa com outros nomes da coligação as últimas vagas da Assembléia destinadas ao chapão.


O VICE

Alguns leitores da coluna consideraram uma injustiça a nota da edição passada, registrando o desagrado do prefeito Silvino Andrade com a decisão do vice Márcio Quirino em apoiar Romário Dias. Segundo eles, ter salário, gabinete e telefone pagos pelo município é um direito de qualquer um que ocupe a função. Acham também que o tempo do coronelismo passou e qualquer um é livre para apoiar o candidato que quiser.


RECOMENDAÇÃO

Garanhuns tem 69.503 eleitores. Se os moradores do município comparecerem maciçamente às urnas e optarem pelos nomes locais, poderemos eleger pelo menos dois deputados estaduais. Vote nos candidatos da terra das Sete Colinas.


CHANCES

Muita gente, principalmente da Oposição (e até do bloco do Governo) diz que a candidata Aurora Cristina não tem chances de se eleger deputada. Mas isso não é verdade. Embora a situação de Izaías seja mais tranquila, a primeira dama também pode chegar lá, conforme atestam os levantamentos feitos na capital. Se a votação em Garanhuns corresponder ao desejo do prefeito e os esquemas lá fora não falharem, Aurora poderá sim garantir o seu mandato. Por que não torcer para que o município eleja dois representantes?


CANDIDATOS

É sempre bom lembrar, já que a eleição é neste domingo, que Garanhuns tem outros bons candidatos à Assembléia Legislativa, além de Aurora e Izaías: Genaldo Barros, do PT, é um rapaz sério e capaz, Eduardo Miranda, do PPS, é um ser humano excepcional e brilhante inteligência, e Eraldo Ferreira (PT) e Mauro Acioly também estão na briga.


SATISFEITO

O ex-governador Roberto Magalhães gostou dos números da pesquisa da Consulte que apontam seu nome como o terceiro para deputado federal em Garanhuns. O líder dos tucanos poderá ultrapassar os dois mil votos na cidade. Mas Carlos Batata poderá ser o terceiro mais votado no município.


APROVAÇÃO

A assessoria do deputado Ricardo Fiúza aprovou os números da pesquisa para deputado em Garanhuns. O parlamentar apareceu na espontânea da Consulte com mais de 1% e pode chegar a 3% numa estimulada. Fiuzão trabalha exatamente com essa possibilidade: ter na faixa de 1.200 votos na Suíça Pernambucana.


SENADO

A eleição do senado em Pernambuco somente será decidida neste domingo. Carlos Wilson e Sérgio Guerra chegam ao dia da eleição empatados e os indecisos é quem vão definir o vencedor. Maciel deve ficar com a outra vaga tranquilamente.


LULA

Somente uma catástrofe tira a eleição de Lula, segundo mostram as pesquisas. E tudo já pode ser decidido amanhã. Será a primeira vez na história do Brasil que um ex-operário e pau de arara, pernambucano da zona rural de Caetés, chegará à presidência da República. Caso confirme o favoritismo, será motivo de orgulho para povo desse Agreste.


CARREATAS

Tanto Izaías Régis quanto Aurora Cristina fizeram grandes carreatas no último final de semana, numa bonita festa da democracia. Partidários dos dois candidatos exageraram o número de veículos de um lado e outro, e a verdade é que as duas manifestações foram equilibradas. O certo mesmo é que carro não vota, o que vale é o voto na urna, daqui a mais algumas horas.


SURPRESA?

O prefeito de Capoeiras, Nenen, apóia Marco Dourado para estadual. Já o deputado Batata, pede votos para Gilson Muniz em seu município. Mas tem muita gente acreditando que Izaías Régis poderá ser o majoritário no município vizinho, apesar de só ter o apoio de um vereador da cidade.