COLUNAS

 

CORREIO POLÍTICO

Roberto Almeida


COMÍCIO

O comício de Humberto Costa e Dilson Peixoto em Garanhuns reuniu um bom público na Avenida Santo Antônio. Foi uma ótima idéia dos petistas realizar o evento à tarde, quando os moradores da cidade não tinham nenhuma opção de lazer e foram à praça ouvir os discursos dos candidatos ou pelo assistir o show das bandas de forró contratadas para a ocasião.


SANEAMENTO

De Lagoa do Ouro, pequena cidade do Agreste, vem uma boa notícia: saneamento básico para 100% das casas. Enquanto isso na Cohab II, no Magano, Indiano, Mundaú... Os garanhuenses continuam convivendo com os esgotos a céu aberto.


SURPRESA

Depois de morar em São Paulo, no Rio de Janeiro, nos Estados Unidos e no Recife, o médico Eduardo Miranda, candidato a deputado estadual pelo PPS, volta a vivenciar a realidade de Garanhuns e confessa estar espantado com o "atraso" da cidade. Segundo ele, os setores de educação e saúde do município da cidade deixam muito a desejar. E acha também que a democracia ainda não chegou por aqui.


VOTAÇÃO

Pesquisas internas dos partidos em Garanhuns dão hoje a candidata Aurora Cristina algo em torno de 10 a 12 mil votos. Com a intensificação do trabalho pelo prefeito Silvino, no dia da eleição a primeira dama poderá chegar aos 15 mil votos (esta pelo menos é a meta do prefeito). Se conseguir uma boa votação nos outros municípios do Agreste poderá garantir a cadeira na Assembléia.


CAETÉS

O ex-prefeito de Caetés, Lindolfo Almeida, acredita que no seu município Aurora Cristina terá mais de mil votos. Já o prefeito Zé da Luz, que apóia Izaías, deverá garantir ao candidato do PSB cerca de três mil votos na cidade.


CORREÇÃO

Muitos falam de Fiúza, mas poucos têm a sua correção na hora de pagar as contas. O deputado do PPB cumpre todos os seus compromissos de campanha rigorosamente, mandando os seus assessores quitar os débitos na casa de quem tem algo a receber. Tem outros candidatos por aí (ou por aqui) que dão um trabalho na hora de pagar...


DESAGRADO

O prefeito Silvino Andrade não gostou nada da postura do vice-prefeito em apoiar Romário Dias. Segundo Silvino, o vice tem salário, celular, carro e gabinete pagos pela prefeitura de Garanhuns, mas mesmo assim optou por um candidato de fora.


LULA

Lula pode muito bem perder de novo a eleição deste ano, mas que o petista está fazendo o diabo para ser eleito não resta dúvidas. Depois de se aliar a Quércia, Itamar e Sarney, o candidato do PT resolveu conseguir apoio do Exército e saiu aplaudido de uma palestra aos militares. Dá até medo.


CAMPEÃO

Jarbas deverá ser o campeão de votos no País, conquistando perto de 70% do eleitorado pernambucano nesta eleição. Humberto Costa, do PT, mesmo perdendo, levará o seu partido a um crescimento considerável no Estado.


BAIXARIA

A campanha mais rasteira do País é a de Alagoas, graças a Fernando Collor. Depois que foi ultrapassado nas pesquisas o ex-presidente mandou fazer panfletos e out doors insinuando que o seu adversário, o governador Ronaldo Lessa, é viado. Coisa dessas só se viu em Capoeiras, no pleito passado.


PESQUISA

Os números da pesquisa da Consulte, divulgados nesta edição do Correio, batem com os de um levantamento feito pelo Palácio recentemente e que chegaram ao conhecimento do colunista. Na pesquisa feita pelo Governo Izaías tem 51%, contra 26% de Aurora Cristina.


TERRORISMO

Depois da subida de Lula nas pesquisas, ameaçando vencer a eleição no 1º turno, o programa de Serra na televisão partiu para o vale tudo fazendo um verdadeiro terrorismo em cima do PT. Até Mário Covas os tucanos ressuscitaram na ânsia de mostrar os petistas como a encarnação do mal. Expediente semelhante foi usado pela turma de Collor em 1989.