COLUNAS

 

COLUNA DE ULISSES

Ulisses Pinto


IGREJA ANIVERSARIA - No dia 7 de setembro transcorreram os 80 anos de fundação (inauguração) da Igreja de São Sebastião, no bairro da Boa Vista. Segundo o álbum do município de Garanhuns (22/23), na época houve missa campal em frente à igreja, tendo comparecido Dom João Tavares de Moura, primeiro bispo desta Diocese, autoridades e o povo católico.

Cumprimentos ao paróco da Boa Vista, padre Marcelo Protásio. Foi nesse templo sagrado que foi celebrado o nosso casamento, pelo saudoso e benfeitor padre Matias Lemmens, da referida paróquia.


NINGUÉM - Um candidato a deputado federal pelo PST está distribuindo um pequeno panfleto que diz "não vote nulo em ninguém: 1818 - deputado federal". Acontece que o "cara" é sabido porque aparece sua foto. É um jeitinho de arranjar votos. No verso está escrito: "Ninguém - deputado federal 1818 - confirma".


TERMINAL - Com as presenças dos Drs. Marcelo Freitas, diretor executivo do DER, Elmano Amorim, diretor-geral adjunto desse Departamento, o qual representou o diretor geral Gerômino Rabelo Santos, da importante e conceituada firma Agam Tecnologia Ltda, que irá dentro de dias até o final do ano fazer remodelações no Terminal Rodoviário João Tude de Melo, e com o prefeito Silvino Andrade, foi assinada ordem de serviço pesos presentes, que falaram sobre o empreendimento do Governo Jarbas Vasconcelos.

Muitas autoridades compareceram ao evento, inclusive secretários municipais e vereadores desta terra.

Já era tempo do DER mandar fazer esse serviço, pois estava enfeiando aquele local e com muita sujeira.


PARABÉNS CLEONICE - a Diretora Regional de Educação do Agreste Meridional, sua equipe, com sede em Garanhuns, foi a primeira do Estado conforme pesquisa do Ipespe. Cleonice Vaz está de parabéns por ter tirado o 1º lugar entre as 17 diretorias neste Estado. Ela é nossa amiga há mais de 25 anos.


HOMENAGENS - Recebemos aviso oficialmente da Diretora de cerimonial da Assembléia que será às 18 horas do dia 25 do corrente, a entrega do título de "Expoente de Pernambuco", honraria que foi concedida a somente 16 personalidades deste Estado (ato 724/02 da Mesa da Assembléia). Eis os seus nomes: Amaury Medeiros, Anita de Moraes, Ariano Suassuna, Cid Sampaio, Egídio Ferreira Lima, Ester Souto, Francisco Brennand, Geninha Rosa Borges, José do Rego Maciel, Maria Krause de Moura Cavalcanti, Maria das Dores Muniz, Manoel Correia de Andrade, Pinto Ferreira, Pelópidas Silveira e Ulisses Pinto. Como monsenhor Adelmar da Mota Valença faleceu, uma pessoa ilustrada como ele, irá receber a homenagem através de um membro da família.


NOSSO DISCURSO - A oração proferida no dia 25 de julho do ano corrente, por este colunista no cemitério São Miguel, por ocasião do sepultamento do ex-vereador Osvaldo Ferreira da Silva, em três legislaturas, foi transcrito nos anais da Câmara de Garanhuns, por proposta do vereador Daniel Silva Filho. A viúve, Nilza Freitas Ferreira, a qual é aposentada pelo poder legislativo de Garanhuns, recebeu a comunicação oficial assimo como Ulisses Pinto, por sinal parente do querido falecido, que prestou grandes serviços ao município.


FIDEM - Recebemos convite do Centro de Estudos de História Municipal da Fundação de Desenvolvimento Municipal, através do Dr. Meira de Vasconcelos - figura de proa naquela organização estatal - para participar das homenagens aos historiadores Carlos Antônio de Souza Ferraz e Amaury de Barros Correia e lançamento do volume XXIII da coleção "História da Imprensa de Pernambuco", do grande jornalista desaparecido Luiz do Nascimento. Registramos a chegada do convite, mas não poderemos comparecer à solenidade festiva.