POLÍTICA

 

Lula lidera na pesquisa da Bluenet

Pesquisa realizada em Garanhuns pela Bluenet, via internet, aponta o presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, como o preferido dos moradores da cidade na eleição de seis de outubro próximo. O segundo colocado na enquete feita pela empresa local é Ciro Gomes, do PPS, que está 19 pontos percentuais atrás do petista. O candidato do PSDB e do presidente Fernando Henrique, o senador José Serra, aparece em terceiro lugar e Garotinho, do PSB, num distante quarto lugar.

Até o fechamento desta edição a Bluenet tinha computado o voto de 563 garanhuenses, ficando Lula com 54% da preferências do eleitor de Garanhuns. Ciro obteve 35%; Serra 6,2% e Garotinho 1,6%. Apenas três por cento dos moradores da Suíça Pernambucana estão indecisos ou admitem votar num outro candidato que não os quatro citados acima. No total de acessos via internet Lula recebeu 304 votos, Ciro 197, Serra 35 e Garotinho 9.

Embora seja natural de Garanhuns, tendo nascido no Sítio Várzea Comprida, em Caetés, que à época era distrito do município, Lula perdeu na sua terra nas três vezes que disputou a presidência da República, contra Fernando Collor e Fernando Henrique. Este ano, o resultado poderá ser diferente e mesmo sem receber o apoio de lideranças locais o ex-operário poderá sair na frente na Suíça Pernambucana.

Os principais líderes políticos de Garanhuns, como o prefeito Silvino Andrade, o vice Márcio Quirino, o ex-deputado José Tinoco, o presidente da Câmara, João Inocêncio, e o ex-prefeito Ivo Amaral, dividem-se entre as candidaturas de José Serra e Ciro Gomes. Apenas o empresário Izaías Régis, candidato a deputado pelo PSB, o vereador Audálio Ramos, do PTB, e o ex-vereador Mauro Acioly, candidato à Assembléia Legislativa pelo PPB, confessam votar em Lula.

Embora a pesquisa feita pelo provedor da internet local não tenha o mesmo grau de confiabilidade de um levantamento do Ibope ou Datafolha, os resultados mostrados até agora estão em sintonia com as enquetes feitas no âmbito nacional. Em certos momentos, inclusive, Ciro esteve bem próximo de empatar com Lula, situação que mudou nos últimos dias, principalmente depois que começou a propaganda eleitoral no rádio e na televisão.

O diretor da Bluenet em Garanhuns, Luís Carlos, assegura que cada internauta pode votar somente uma vez na eleição simulada feita pelo provedor. Para governador de Estado ainda não existem pesquisas atuais na cidade, contudo levantamentos feitos pelos partidos no mês de julho apontam larga preferência pelo candidato da União Por Pernambuco, Jarbas Vasconcelos, ficando Humberto Costa, do PT, num distante segundo lugar.