COLUNAS

 

CORREIO POLÍTICO

Roberto Almeida


AULA

O deputado federal e candidato ao senado pelo PSDB, Sérgio Guerra, deu uma verdadeira aula de política, no encontro promovido por Romário Dias, no começo da semana, no Hotel Tavares Correia. Sérgio pode até estar "à procura de uma caráter", como dizia Cristina Tavares, mas que é um homem de uma inteligência brilhante disso não resta a menor dúvida.


DIFICULDADE

Sérgio Guerra reconhece a dificuldade de enfrentar Carlos Wilson, PTB, na disputa pelo Senado. "Ele é mais conhecido e temos o problema de não ter eleição para governador. Jarbas rigorosamente não tem adversário", disse o parlamentar tucano.


FRACASSO

A gestão de João Paulo no Recife é um fracasso, acusa Sérgio Guerra. Segundo ele, o petista é o primeiro prefeito da capital pernambucana avaliado negativamente nos últimos 25 anos. E alfineta: "quem não é capaz sequer de tapar os buracos das ruas do Recife não pode governar Pernambuco".


CONSTRANGIMENTO

Apoiado por Silvino, com quem tem uma boa relação pessoal, Sérgio Guerra ficou nitidamente constrangido quando Romário Dias começou a "bater sem dó" no prefeito de Garanhuns. O presidente da Assembléia dedicou todo o seu discurso na reunião do Tavares Correia ao chefe do Executivo local, a quem já considera "falido politicamente".


CONFIANÇA

Um comerciante de Garanhuns, que garantiu ser eleitor de Izaías Régis, disse ao colunista esta semana que Silvino Andrade dará 15 mil votos a Aurora Cristina na eleição deste ano, somente na Suíça Pernambucana. Segundo ele, na reta final o prefeito jogará pesado, assegurando a boa votação da primeira dama.


CIRO

Diante de Inocêncio Oliveira, que apóia a candidatura de Ciro Gomes, o deputado federal Carlos Batata rasgou o verbo contra o ex-governador do Ceará, durante um encontro político realizado em Garanhuns. Para o parlamentar tucano, a banda podre da política nacional está ao lado do presidenciável do PPS. E citou ACM, Jáder Barbalho, José Carlos Martinez e Roberto Jefferson.


SERRA

Para Batata, o candidato mais confiável e mais preparado é José Serra, que fez um bom trabalho no Ministério do Planejamento e também na pasta da Saúde. O deputado acha que todos os programas sociais, que beneficiaram tanto os prefeitos e a população do interior, estarão ameaçados caso FHC não faça o seu sucessor.


FALTA

O advogado Alexandre Marinho, que coordenou em Garanhuns as vitórias de Bartolomeu Quidute e Silvino Andrade em 92, 96 e 2000, está fazendo falta por aqui. A campanha da esposa do prefeito nem parece com àquela de dois anos atrás.


CONFIÁVEL

Excelente artigo de Ariosto Texeira, publicado no Estado de São Paulo, mostra que Lula hoje é um candidato mais confiável para os empresários e o PSDB de Fernando Henrique do que Ciro Gomes. De acordo com o articulista, FHC e Serra podem garantir a governabilidade de Lula no Congresso, caso o pernambucano vença as eleições. O mesmo, segundo ele, não aconteceria com Ciro, tido como destemperado.


PESQUISA

Levantamento feito em Garanhuns através de Bluenet, mostra uma disputa acirrada, aqui na cidade, entre Lula e Ciro Gomes, na corrida presidencial. Cabe aqui uma perguntinha: Será que no Ceará, principalmente onde Ciro nasceu, o povo dá essa bola toda pra Lula?


VISITAS

Na última eleição o deputado Ricardo Fiúza foi o último do seu partido. Este ano, contudo, o parlamentar deve chegar a Brasília com mais facilidade, pelos apoios que está recebendo. Fiuzão, por sinal, neste final de semana visita Jupi, Bom Conselho, o distrito de Rainha Isabel e Paranatama.

GUIA

Não tem como o senador José Serra não subir nas pesquisas, depois do que vimos nos primeiros programas da propaganda eleitoral. O Guia do candidato tucano é tecnicamente perfeito, com participações de nomes populares como Gugu, Elba Ramalho, KLB, Chitãozinho e Chororó e a bela Valéria (Globo) Monteiro. O programa de Lula também é muito bem feito e o de Ciro precisa melhorar, caso contrário o presidenciável do PPS começará a cair.