COLUNAS

 

COLUNA DE ULISSES

Ulisses Pinto


AGRADECIMENTOS - De público, enviamos nossos agradecimentos ao bacharel Manoel Neto Teixeira, por ter oferecido o seu último livro intitulado "Manoel prático - Brasil 2000", obra essa que trata de tudo que se relaciona com o pleito eleitoral de outubro. O escritor Manoel Neto, ex-aluno do "Diocesano", é autor do grande livro "O Diocesano de Garanhuns e Monsenhor Adelmar (de corpo e alma)", onde insere palavras nossas sobre a querida e nossa professora Almira Valença, a "chama sagrada" como a chamamos ainda mesmo viva.

O livro sobre eleições, publica TUDO sobre o assunto sucessões federal e estadual, inclusive calendário releietoral, Lei Eleitoral, Resoluções e Instruções do TSE, formulários e prestações de contas (candidatos e partidos), política com suas propagandas, pesquisas. Tem ensaios dos grandes "bambas" do assunto como Pinto Ferreira, Arthur Pio dos Santos, este desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

É "uma obra prima" como se diz e nas livrarias principais esta à venda para os candidatos e pessoas ligadas a vindoura eleição.

No momento, o amigo, o inteligente escritor Manoel Neto Teixeira, prepara outro livro sobre a lendária Olinda. Ele é prof. Da Faculdade de Ciências Humanas de Pernambuco e membro efetivo da Academia Pernambucana de Letras Jurídicas e do Instituto Histórico de Olinda. "Descaminhos da Universidade", é outro livro importante dele em suma, Manoel Neto tem capacidade e é grande porque é simples. É simples como é o monsenhor Adelmar da Mota Valença.

O seu amigo João Marques dos Santos, o autor kdo Hino de Garanhuns, diz: "Manoel Neto, é a própria grandeza na inteligência, no caráter, nas lides forenses, na cultura e na educação. Ele, esse escritor é amigo de verdade da nossa Garanhuns belas e florida".

Mudando de assunto, registramos a iniciativa da consagrada jornalista e Chefe do Cerimonial da municipalidade desta terra das Sete Colinas, de dedicar a sua monumental festa "Dobradinha Classe A", a este pobre Jornalista. Breve vamos fazer um agradecimento todo especial, a bonita e elegante Kitty Lopes, nossa amiga de verdade.


AURORA-GIVALDO - Na manhã do dia 5 deste, houve no "Garanhuns Palace Hotel" (de Givaldo), uma reunião informal de cunho político kquando ocorreu o acordo entre Givaldo Calado e Aurora Cristina Duarte, esta candidata a deputada estadual (PMDB) com o apoio do primeiro, presidente do PPS local. Aliás o primeiro político que lançou a candidatura de Ciro Gomes a presidência da Repúbica, em Garanhuns.

Mais ou menos 200 pessoas ligadas ao prefeito Silvino Duarte, João Inocêncio, presidente da Câmara, correligionários de Givaldo Calado de Freitas, Paulo Gomes, presidente do PFL local (Comissão provisória), vereador Sivaldo Albino, líder da bancada majoritária do Governo municipal, Dr. Almir Pena Forte, presidente do PSDC, José Hilton Paixão de Melo, presidente do PMDB, Sr. Pedro Gerson, muito ligado a família valença, Dr. Arthur Quintino e empresário Medeiros Souto, nosso parente e além de jornalistas e radialistas desta terra, estiveram presentes ouvindo os oradores e entre eles, Givaldo Calado, Pedro Gerson, prefeito Silvino Duarte, todos eles historiando as marcha sucessória em Garanhuns em termos de candidaturas a deputado estadual e por fim, ficou resolvido que o PMDB-PFL-PL e PSDC; estão unidos com Aurora Cristina.

Tanto Givaldo e Aurora e o próprio Silvino, falaram da necessidade de união política para eleger Aurora Cristina, primeira dama de Garanhuns para a Assembléia Legislativa.

Como jornalista político, participamos do conclave e depois, aconteceu um coquetel para os presentes.


HONRARIAS - Muito em breve, iremos receber, da Assembléia Legislativa por propostas do deputado Romário Dias, presidente da Assembléia Legislativa o título de "Expoente de Pernambuco", Honraria que foi concedida a somente 15 (quinze personalidades deste estado). Ato nº 724/02, de 20.06.02 publicado no Diário Oficial.

Por decreto nº 027/2002, do prefeito Silvino Duarte, foi concedida a Ulisses Pinto, a Medalha do Mérito Cidade de Garanhuns, categoria Ouro "pelos relevantes serviços prestados como jornalista, neste município, em seus 60 anos de profissão, completados no dia 07 de junho de 2002".

Na mesma data, foi também concedida idêntica medalha ao jornalista João Alberto M. Sobral (Diario e Pernambuco), pelos relevantes snerviços prestados a Garanhuns e ao Estado de Pernambuco, divulgando a cultura garanhuense e o modo social de nossa cidade.

Somos suspeitos de falar ou comentar a respeito da comenda. Entretanto, houve justiça com relação ao colunista João Alberto, que tem elevado há anos, o nome de Garanhuns, do seu povo, na sua famosa colunas social do Diario de Pernambuco. Ele é um enamorado desta terra.

Dentro de pouco tempo, nós (Ulisses e João Alberto) estaremos recebendo as medalhas por parte do Poder Executivo local.

E a propósito, a Câmara de Garanhuns, através do presidente da Casa, fará entrega a este colunista da "Medalha do Mérito Cultural Monsenhor Adelmar da Mota Valença", aprovada por unanimidade de votos (votação secreta).

O projeto de resolução é de autoria do vereador Daniel da Silva filho e segundo o presidente do poder Legislativo, Dr. João Inocêncio pode ser em setembro a oferenda ao lado de outras figuras que irão receber os títulos de Cidadão Honorários de Garanhuns.