COLUNAS

 

CORREIO CULTURAL

Carlos Janduy


Ronaldo César lança seu primeiro CD

No último dia 29, aconteceu o lançamento do CD "A Terra de Dominguinhos", de Ronaldo César. O evento foi prestigiado por um grande público, que lotou o salão do SESC - Garanhuns.

A solenidade foi conduzida por Luciano André, que há mais de dez anos vem realizando um belíssimo trabalho que enaltece Garanhuns, por onde passa, foi representado por oito dançarinos, que se apresentaram ao som de duas faixas do CD lançado. O Prof. Edelson Lima representou a Gerente do SESC, Maria das Graças Carneiro; Prof. Albérico Fernandes, Diretor do Colégio Diocesano de Garanhuns, falou em nome de todos os patrocinadores. Já os intérpretes que participaram do CD foram representados por Auderjan, um dos grandes musicistas da nossa região. O secretário de Turismo, Cultura e Esportes, Jorge Branco, representando o Prefeito Silvino Andrade, fez seu pronunciamento, enfatizando o talento e a determinação dos artistas de Garanhuns.

Durante a solenidade, foram mostrados trechos de todas as faixas e apresentados os intérpretes que puderam estar presentes.

Emocionado, Ronaldo César falou do processo de realização do trabalho e agradeceu aos amigos que de forma efetiva contribuiram com seu projeto.

Há mais de cinco anos, Ronaldo colabora com vários jornais da cidade. Atualmente escreve para o Correio Sete Colinas e para o site do provedor de internet Bluenet. Sempre gostou de compor, mas só em 2000, começou a mostrar seus dons musicais, quando concorreu na 7ª Mostra de Artes Cênicas de Garanhuns e recebeu o prêmio de Melhor Música Original, acontecendo o mesmo na 8ª edição da referida Mostra.

Segundo o compositor, seu projeto busca resgatar ritmos regionais como xote, côco, ciranda, frevo e outros, reconhecendo e enaltecendo a música regional como uma fonte inesgotável de cultura, tradição e aprendizado.

Ronaldo César é um apaixonado por Luiz Gonzaga, e procura trilhar pelos maravilhosos ensinamentos do Rei do Baião, consciente de que grandes nomes da Música Popular Brasileira, fazem o mesmo.

O CD

Título: A Música de Ronaldo César - A Terra de Dominguinhos
Repertório: 12 composições de Ronaldo César e duas em parceria com Carlos Janduy.
Intérpretes convidados: Auderjan, Carlos Janduy, Jonas Lira, Josias Gomes, Josué Melo, Léo Band, Lula Timóteo, Maurilinho Matos, Noel Fifa, Paulo Henrique, Piteko Lima, Nildo Henrique (Puro Swing) e Zezinho de Garanhuns.
Produção Executiva: Ronaldo César
Produção Musical, Arranjos e Mixagem: Roberto Lima (Digital Home Studio)
Fotos: Hélder Carvalho e Ronaldo César
Projeto Gráfico: Ronaldo César e Wilksoniery França
Arte-final: Rilton Souza
Músicos: Roberto Lima (Sequencer e Guitarra), João Rufino e Zirano (Sanfona), Lourinho Leite (Baixo), Deto Silva (Zabumba) e Ilâna (Vocais).


Mostra de Artes Cênicas de Garanhuns

Encerram hoje (01/06) as apresentações da 9ª Mostra de Artes Cênicas de Garanhuns. Às 15 horas, o Grupo Diocesano de Artes leva ao palco do Teatro Luiz Souto Dourado o espetáculo infantil "O Rapto das Cebolinhas", de Maria Clara Machado e direção de Sandra Albino, e às 20h30min, Cênicas Cia. de Repertório apresenta "Transe", de Ronald Radde, com direção de Antônio Rodrigues, concorrente na categoria teatro adulto.

Amanhã, a partir das 20 horas, sairá o resultado dos espetáculos classificados que participarão da programação teatral do XII Festival de Inverno de Garanhuns. Na ocasião, a Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes estará entregando aos melhores da Mostra seus merecidos troféus.

Mais uma vez os artistas cênicos de Garanhuns estão de parabéns pelo grande sucesso da Mostra.