GERAL

 

A história da Sete Colinas

Rádio FM Sete Colinas, instalada no Alto da Boa Vista, uma das sete colinas de Garanhuns. A iniciativa de implantar em Garanhuns um novo conceito em rádio, foi do empresário José Luciano de Oliveira Zacarias.

Foi dele a idéia de instalar em Garanhuns uma das primeiras emissoras em frequência modulada do interior de Pernambuco e a primeira da cidade, tendo como sócios Luiz de França Leile e Túlio José Maurício Lima, ainda hoje acionistas da empresa.

A chegada da rádio FM Sete Colinas de Garanhuns foi de fundamental importância para o desenvolvimento comercial e cultural não apenas de Garanhuns mas de toda a região Agreste Meridional, e estabeleceu também uma revolução em termos de comunicação na cidade, trazendo inovações que viriam a contribuir com o próprio desenvolvimento do rádio local.

Abriu-se a partir daí, mais uma opção de trabalho para os profissionais da comunicação e para a formação e descoberta de novos valores. Desde a sua fundação, a Rádio FM Sete Colinas tem priorizado a mão-de-obra local e hoje, a rádio é responsável pelo sustento direto de 13 famílias.

Uma das pessoas importantes no processo de implantação da Rádio FM Sete Colinas foi o então Senador da República Aderbal Jurema (já falecido). Através de sua boa influência política, soube em Brasília buscar os caminhos e meios legais, que viabilizaram a liberação da concessão, que permitiu o funcionamento da emissora.

Quem também foi bastante importante neste processo, foi então o Deputado Estadual Ivo Amaral, hoje por sinal, acionista marjoritário da empresa. Como amigo pessoal do empresário José Luciano de Oliveira Zacarias e como deputado representante de Garanhuns, Ivo Amaral deslocou-se diversas vezes até Brasília, para junto ao então Senador Aderbal Jurema, interceder perante o Ministério das Telecomunicações.

Oficialmente a Rádio foi ao ar no dia 12 de maio de 1984, com a sua inauguração, porém exatamente um mês antes, já encontrava-se no ar em fase de testes e ajustes.

Compareceram à solenidade de inauguração, numa tarde ensolarada de sábado, véspera do dia das mães várias personalidades do mundo político e empresarial local entre outros; Ivo Amaral (então deputado estadual), José Inácio Rodrigues (então prefeito), Cristina Tavares, já falecida (então deputada federal), Aderbal Jurema já falecido (então Senador) e Mário Barbosa Filho (empresário).

As bençãos as instalações da Rádio foram dadas pelo Pe. Ivo Francisco, na época diretor do Colégio Diocesano de Garanhuns. Toda a solenidade de inauguração foi conduzida pelo radialista Ricardo Trajano, o primeiro locutor da emissora.

Desde a suas fundação e até hoje, a programação da rádio, sempre foi voltado para a divulgação das coisas boas de Garanhuns, incentivando as artes, os esportes, a cultura popular e as mais diversas atividades culturais.

A programação da emissora, nesses 16 anos de existência, tem priorizado também a execução da música nacional em seus mais diversos estílos e tendências, desde o melhor da MPB até o tradicional forró pé de serra. Tem servido também de instrumento para prestação de serviço a comunidade em geral.

Seu primeiro gerente, foi o publicitário Rossini Moura, de reconhecido talento no meio radiofônico nordestino.