GERAL

 

Brasil vai exportar mais cachaça

O vice-presidente da República, Marco Maciel, recebeu telegrama da presidente do Programa Brasileiro de Desenvolvimento da Cachaça, Maria Cavalcanti, agradecendo o apoio que permitiu a inclusão da cachaça na lista de símbolos genuinamente brasileiros. Maria Cavalcanti confirmou a expectativa do setor de aumentar as exportações do produto, que em 2001 chegaram a nove milhões de litros.

A cachaça tipicamente brasileira é obtida do destilado alcóolico do melaço, ou da mistura dos destilados d a cana-de-açúcar e do melaço, antes sendo confundida no mercado externo com o rum produzido em outros países.

Para o vice-presidente Marco Maciel, a nova denomiação internacional deverá não apenas aumentar as exportações de cachaça, trazendo recursos para o País, como irá gerar emprego e renda para muitos brasileiros.

TIMOR - O vice-presidente Marco Maciel recepcionou pessoalmente, na base aérea do Recife, os 69 militares que nos últimos seis meses participaram da Força de Paz das Nações Unidas no Timor Leste. O contingente, integrante do quarto Batalhão de Polícia do Exército, realizou operações de policiamento na capital, Dili, e na fronteira com o Timor Oeste.

"A presença brasileira no Timor Leste, que já dura três anos e é renovada a cada semestre, continuará até a retirada completa da Força da Paz da ONU", anunciou Marco Maciel.